quinta-feira, 22 de abril de 2010

Risoto Camarão Mediterrâneo

O Camarão é um crustáceo muito famoso entre nós brasileiros. Quem já teve a oportunidade de conhecer o Nordeste de nosso país, sabe como temos esta pequena delícia em abundância por lá. Santa Catarina também é um grande produtor. Em SP, sei lá eu por qual motivo, o camarão acaba sendo muito mais caro que outros estados bem próximos como, por exemplo, o Rio de Janeiro. Como sou carioca e periodicamente estou na cidade maravilhosa para visitar minha família, sempre trago alguns quilos de camarão de lá, presente de mais amados pais. Quem não conhece, recomendo uma visita ao Mercado Produtor na Barra. Fica na Avenida Ayrton Senna, número 1791. Enquanto você aguarda que o camarão e os peixes sejam limpos, vale experimentar um delicioso pastelzinho de lagosta!

Quando eu fiz este prato, eu estava doido de vontade de comer um belo camarão. Aproveitei o calor e bolei um prato bem refrescante e saboroso.

Importante: Risoto se faz com arroz arbóreo. Este arroz possui uma maior quantidade de amido no grão o que proporciona um sabor diferenciado dos outros grãos. Não use arroz comum, pois a receita não irá funcionar!

Ingredientes

[Alguns dos ingredientes de nosso prato]

x 2,5Kg de camarão cinza “in natura”;
x 300g de arroz arbóreo;
x 1 alho poró inteiro;
x 1 pimentão amarelo em tiras finas;
x 1 pimentão verde em tiras finas;
x 1 pimentão vermelho em tiras finas;
x 1 pacote de ervilhas frescas (congelado);
x 2 latas de tomate sem pele;
x 2 cebolas picadas;
x 10 dentes de alho amassados;
x 1 maço de cebolinha;
x 1 maço de majericão;
x 200g de manteira;
x 50ml de azeite;
x 1 limão;
x 1 copo de vinho branco;
x Sal a gosto.

Como fazer

O camarão possui um grande percentual de água. Exatamente por este motivo, recomenda-se que ele fique no fogo apenas o tempo necessário para seu cozimento. Por isto vamos utilizar duas panelas. Em uma delas faremos o início de nosso risoto, com alho poró e cebolinha. Na outra faremos um molho de camarão que posteriormente será integrado ao risoto.

Fazendo o molho do camarão

[O molho de camarão no fogo]

x Limpe o camarão, tirando a casca e a cabeça, mas reserve ambas. Tempere ele com o suco de 1 limão e sal a gosto. Deixe marinar por 15 minutos;

x Coloque metade do azeite e depois acrescente 1 cebola e 5 dentes de alho que já deverão estar amassados. Refogue ambos até que a mistura fique bem dourada;

x Adicione o camarão e cozinhe até o ponto dele ficar “corado”;

x Adicione então os tomates sem pele (não use o suco), os pimentões e a ervilha. Deixe ferver, mexendo sempre, e cozinhe por 5 minutos.

x Verifique o sal e corrija a gosto.

Fácil, não? Nosso molho já está pronto!

Fazendo o Risoto

[O início de nosso risoto]

x Ferva as cascas e as cabeças que estavam reservadas em água com um pouco de sal por 5 minutos. Deixe esfriar, coe e reserva a água;

x Aqui iremos utilizar a outra metada do azeite para refogar a outra cebola e os 5 dentes de alho restantes. Mais uma vez refogue até que fiquem bem dourado;

x Coloque então o alho poró bem picado e a cebolinha também bem picada. Refogue até que o alho poró esteja mole;

x Acrescente o arroz e misture com o restante dos ingredientes. Aqui é importante abaixar o fogo;

x O primeiro líquido que iremos colocar é o copo de vinho. o Arroz vai chiar, vai sair um monte de vapor e o alcool do vinho vai evaporar. Mexa por mais um pouco até o Vinho quase secar;

x Lembram da água em que fervemos as cascas do camarão? Pois bem, deixe esta água em outra panela em fogo bem baixo. Vá mexendo o arroz e toda vez que começar a secar ponha mais água no mesmo. O nível máximo deve ser o do próprio arroz, não encharque demais, mas também não deixe o arroz secar para que ele não queime.

Finalizando Nosso Prato

[Nosso prato pronto, só faltando misturar o manjericão]

x Quando o arroz estiver “ao dente”, ou seja, quase no ponto, deveremos misturar o molho de camarão com o arroz. Aqui teremos que continuar mexendo até que o arroz fique úmido, mas não encharcado;

x Como penúltimo passo coloque a manteiga e misture bem para que ela derreta;

x Para finalizar misture as folhas do maço de manjericão ao restante do arroz.

Voilá! Nosso risoto está pronto para ser saboreado com um belíssimo vinho branco. Aqui recomendo um Chardonnay, em especial o que utilizei para harmonizar com esta receita.

Bon apetit!

(GK)


2 comentários:

  1. Opa! Vou fazer este risoto um dia desses. Ficou lindo e deve ter ficado muito bom. Fiz um outro dia, mas não gostei muito do resultado; estava mesmo em busca de outra receita. Abs.

    www.peqprazeres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia!!

    Depois conta pra gente se gostou mesmo da receita. Por aqui foi um sucesso. E não deixe de harmonizar com um bom vinho!!

    Enoabraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...