É com muita satisfação que o Enoleigos tem a oportunidade de degustar e comentar outro lançamento genuinamente Brasileiro e, melhor, de uma vinícola nova em nosso mercado!
Em novembro do ano passado noticiei aqui no Enoleigos a chegada da Casa Pisani ao mercado brasileiro.
A Casa Pisani está localizada em Curitiba, no Paraná. Cidade fria com clima perfeito para o prazeroso hábito de degustar um bom vinho. A produção está a cerca de 350 quilômetros dali, no interior de Santa Catarina em uma região conhecida pela produção de alguns dos melhores vinhos do Brasil. A empresa nasceu com a missão de surpreender e oferecer aos consumidores mais exigentes vinhos e espumantes da mais alta qualidade, que são o resultado da combinação de dois ingredientes especiais: a matéria prima originária de um privilegiado terroir brasileiro e a paixão dos fundadores pelo vinho que se traduz em processos de absoluto cuidado em cada detalhe da produção.
Seus vinhos e espumantes são produzidos com base no conhecimento técnico, vivência e experiência de profissionais que são referência no segmento do vinho. Contam com um rigoroso controle de qualidade a fim de garantir produtos excepcionais. Cada baga da uva é selecionada manualmente. As uvas são cultivadas em parreiral de localização privilegiada na Serra do Marari, no Estado de Santa Catarina, a 1200 metros de altitude, com condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento das melhores variedades europeias para a produção de vinhos e espumantes finos.
A Casa Pisani em seu lançamento no mercado brasileiro trouxe dois rótulos. Um tinto blend das uvas Cabernet Sauvignon e Merlot e um Espumante Brut Rosé que em breve traremos para o Enoleigos.
Vamos então ao que achei deste lançamento:
Visual: Rótulo bacana, diferente do que estamos acostumados a ver aqui no Brasil. Por sinal, vale a pena visitar o site da Casa Pisani. Rolha de cortiça personalizada para a Bodega. Ao servir mostrou uma linda coloração vermelho rubi intenso e escuro. Trouxe também alguns reflexos violáceos mostrando sua juventude. Lágrimas de espessura média, relativamente lentas e proporcionalmente distribuídas por toda a taça.
Olfato: Bastante aromático com bouquet muito interessante. O álcool sobressai um pouco. Recomendado respirar em torno de 1 hora no decanter. Toques de frutas vermelhas e flores também vermelhas, em especial rosa. O carvalho aparece em sutis toques de baunilha. Delicado e envolvente.
Paladar: Minha primeira impressão é que o exame olfativo supera o palato. Vinho de estrutura média e trazendo os mesmos sabores do olfato, só que de forma mais sutil. Taninos presentes e facilmente perceptíveis, o que me agradou bastante. Acidez também no ponto certo. Álcool na boca é quase imperceptível e totalmente integrado. Retrogosto trazendo sensações puxando mais para o adocicado. Final de médio para longo.
O que a Casa Pisani diz sobre seu vinho:
Possui coloração vermelha forte com tons de rubi, interessantes reflexos vivos e presença visual de lágrimas de boa densidade. O aroma é delicado, com tendências florais envolvidas por notas amanteigadas provenientes do estágio em barricas de carvalho francês e americano durante 8 meses. O seu corpo de estrutura média ocupa com elegância as sensações gustativas. Suas principais características estão na força do álcool, que lhe transmite doçura na medida certa, e no equilíbrio dos taninos, que perduram agradavelmente no retrogosto após a sua degustação.
Harmonização: Marca presença quando consumido a 17ºC acompanhado de pratos suculentos á base de carne vermelha (assada ou grelhada) e de massas com molhos estruturados.
Não Filtrado: Este vinho não passou por nenhum processo de filtração a fim de manter suas características naturais e com o tempo poderá acumular resíduos no fundo da garrafa.
Ainda não existem comentários da Wine Advocate, nem da Wine Spectator sobre este vinho.
Em linhas gerais me agradou! Um vinho muito bem feito, sem defeitos e excelente para o dia a dia. A Casa Pisani está vendendo seu vinho diretamente através do seu site, confira aqui!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!