A Wine.Com, o maior site de vendas de vinho pela Internet nos Estados Unidos, publicou ontem a lista dos 100 vinhos mais vendidos de 2010 e, nesta lista, estão nada mais, nada menos, que 8 vinhos argentinos!
Pelo quarto ano consecutivo, Wine.com publicou uma lista de 100 vinhos best-sellers nos Estados Unidos. A partir desta lista, você pode observar as preferências dos consumidores na compra de um vinho e como se move o negócio.
Esta lista baseia-se inteiramente nas preferências dos clientes. As classificações refletem os vinhos vendidos nos Estados Unidos pela Wine.com durante os primeiros 11 meses de 2010. Curiosamente, cada um dos vinhos está especificamente detalhado, com informações sobre como e de onde vem e também pontuações. Em alguns casos, neste ano, existe também um vídeo onde se comenta sobre o vinho.
Em geral, os vinhos mais vendidos em 2010, não superem os USD30,00. O preço dos vinhos argentinos na Wine.com que aparecem na lista variam de USD11,99 a USD17,99, ou seja, um preço muito competitivo.
Por sua vez, os escores de classificação também são relatados para conterem vinhos que receberam várias publicações e premiações em veículos como o Wine Advocate, a revista Wine Spectator e a Wine & Spirits.
Dos top dez, cinco vinhos pertencem aos Estados Unidos. A Austrália ocupa o primeiro lugar, enquanto a Itália tem duas menções. Espanha e França completam o top 10 dos mais escolhidos.
Os vinhos argentinos entre os mais vendidos
Oito vinhos argentinos integram a lista dos mais vendidos da Wine.com. Um fato importante é que dentro dos 40 primeiro há seis vinhos Argentinos.
Na posição 12 aparece o Clos de los Siete Super Red Blend 2007. A preço, conforme publicado, em USD17,79. Este vinho provém de uma projeto liderado por Michel Rolland e como destacado pela crítica Wine.com ", é possível que não exista custo x benefício melhor na Argentina! Esta magnífica mistura de 48% Malbec, 28% Merlot, 12% Syrah e 12% de Cabernet Sauvignon. O vinho é envelhecido por 11 meses, dois terços em barricas novas de carvalho francês e do resto na garrafa." Além de ter sido selecionados pelos consumidores, foi avaliado em 90 pontos pela Wine Enthusiast, 91 pontos por Robert Parkert e com 91 pontos pela Wine & Spirits.
Ocupando a honrosa 20ª posição, está o Crios de Susana Balbo Malbec 2008. Está sendo vendido ao preço especial de USD12,75, enquanto seu preço normal é de USD15,00. Este produto foi classificado com 90 pontos, tanto pela The Wine Advocate, como pela Wine & Spirits.
Em seguida, na posição 27 está localizado o Catena Malbec 2007 com custo de USD19,99. O produto, além de seguir a filosofia e o estilo de vinificação de Nicolas Catena e estar entre os preferidos pelos consumidores dos EUA foi destacado em várias publicações internacionais. Em 2009, ocupou a posiçãp 69 nos TOP 100 da Wine Spectator, com 91 pontos. Ele menciona que é um produto azulado escuro roxo. O nariz oferece aromas de frutas maduras concentrada preto com delicadas notas florais e traços de baunilha mocha. O paladar é rico e exuberante.
Chegamos então a posição 47 com o Layer Cake Malbec 2008, um vinho que também ganhou 91 pontos por Robert Parker. Jayson Woodbridge, diretor do projeto destaca o nome do vinho: "Meu avô me disse que os solos onde as vinhas nascem são como um bolo de massa folhada. Corretamente preparados, os vinhos destas vinhas parecem com um bolo de frutas, café e chocolate, com uma pitada de tempero."
Na posição 49 aparece o Punto Final Malbec Classico 2008. Este produto jovem já recebeu 89 pontos da Wine Enthusiast e 90 pontos de Robert Parker. É um vinho com excelente relação preço - qualidade, já que custa, nos USA, USD14,99. É composto por 97% Malbec e 3% Cabernet Franc, a partir de vinhas de mais de 50 anos de idade.
Na posição 64 está o Caro 2008 Amancaya, das Bodegas Caro, que tem obteve 90 pontos pela Wine Spectator, 92 na Wine & Spirits e 91 na Wine Advocate.
O penúltimo vinho argentino que aparece na lista, na posição 68, é o Crios de Susana Balbo Torrontés 2009, com custo de USD13,99 e conhecido por suas altas pontuações. Robert Parker e a International Wine Cellar o pontuaram com 90 pontos.
Finalmente chegamos ao Punto Final Malbec Reserva 2006, da Bodega Renacer ocupando a posição 69.
A lista completa dos 100 mais vendidos pode ser acessada por este link: http://www.wine.com/landing/press/wine-com-100-2010.pdf.
Fica a idéia para os sites brasileiros. Pq não fazer o mesmo?
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Putz,
ResponderExcluirAchei muito bacana essa forma de ranking! Segue a linha de que o melhor vinho é aquele que você gosta... independente de nação ou pontuação!
Vou escrever para os sites aqui do Brasil, sugerindo essa avaliação.
[ ]´s
Baruki.
http://enoffillo.wordpress.com/
Olá Baruki,
ResponderExcluirObrigado pela visita!
Também gostei muito desta forma de classificação da Wine dos USA. Quem sabe não começam a fazer o mesmo por aqui?
Forte Abraço e Feliz Natal!
Gustavo