No final de Novembro anunciamos aqui no Enoleigos o lançamento de uma nova marca de vinhos no mercado Brasileiro. Novidades como estas precisam sempre ser comentadas, ainda mais se tratando de vinhos Brasileiros! Uma vez tive a oportunidade de conversar com o Dirceu Vianna Júnior que, para quem ainda não sabe, é o único Master of Wine Brasileiro. Na ocasião ele comentou que uma coisa que o Brasil precisa, e muito, é aumentar sua massa crítica, ou seja, ter mais produtores, mais marcas, mais gente vivendo do vinho, como acontece em todos os países com maior tradição vinícola.
A Dunamis gentilmente me enviou os dois vinhos para degustação, o branco “Ser” (Sauvignon Blanc / Chardonnay) e o tinto “Cor” (Merlot / Cabernet Sauvignon). Depois da loucura de final de ano ontem, finalmente, tive a oportunidade de abrir o tinto. Para o Enoleigos foi uma honra e tanto! Neste primeiro lote foram produzidas pouco menos de 10.000 garrafas e isto levando em conta os dois rótulos!
Vamos ler um pouco o que a Dunamis fala sobre seu processo de cultivo dos vinhedos:
Pioneiros na Região da Campanha Gaúcha e um dos primeiros no setor vitícola brasileiro, nossos vinhedos são tratados com o sistema "Thermal Pest Control”, que permite grande redução de aplicação de defensivos, melhorando significativamente a qualidade da uva, fazendo com que o produto final apresente mais atributos em sua essência.
Ecologicamente correto, este sistema é utilizado em regiões vitícolas renomadas, com uvas de melhor qualidade e sem resíduos químicos.
Pesquisas de variedades são feitas constantemente, assim, podemos afirmar o respaldo científico e a autonomia do material para que, no futuro, a otimização dos nossos produtos seja sempre certificada por nossos especialistas.
Nossa produção, assim como os estudos desenvolvidos, focam sempre em nosso cliente, prezando o respeito ao meio ambiente, ao ecossistema e a vida como um todo.
Estão começando com o pé direito e contando com consultores de muito prestígio, vejam:
x Carlos Flores: Expert em solos, trabalha no detalhamento do terroir do vinhedo para a escolha adequada de variedades.
x Embrapa: Desenvolvimento de tecnologia vitícola e enológica em parceria para a melhor expressão do terroir.
x Enrique Mirazo: Expert em estudos vitícolas, é um dos melhores profissionais uruguaios nessa área.
x Mario Geisse: Um dos enólogos de maior prestígio na América Latina, com grande reconhecimento no Brasil e no mundo.
Vamos então ao que eu achei deste vinho:
Visual: Garrafa bastante elegante, com rolha de cortiça personalizada para a Dunamis. Coloração um pouco mais claro do que eu imaginava o que, confesso, me agradou por fugir um pouco do que estamos habituados a ver pela América do Sul. A coloração puxa para ameixa trazendo reflexos violáceos nas bordas. Lágrimas gordas e bastante lentas.
Olfato: Essencialmente frutado, dando vontade de beber imediatamente. Não é muito complexo, é um vinho mais direto. No nariz a Merlot se mostra mais do que a Cabernet Sauvignon. Frutas vermelhas adocicadas, bem adocicadas, o que aumenta a vontade de passar logo para a análise do palato! Ao fundo um sutil toque de baunilha ao final.
Paladar: Um vinho leve e delicado. Mais uma vez para minha surpresa, segue mais o estilo do velho mundo, deixando as sutilezas do seu corpo se mostrarem aos poucos. Vai se abrindo gradativamente, preenchendo bem a boca. Taninos presentes e também delicados. Um vinho fácil de beber, bastante gostoso e guloso! Final com boa persistência.
Degustei o lote '001'!! |
O que a Dunamis diz sobre seu vinho:
Merlot Cabernet COR
Uma coloração límpida e profunda de rubi intenso é a primeira sensação proporcionada por este vinho. O aroma lembra frutas vermelhas silvestres, toques de coco e baunilha. Na boca tem estrutura de média a alta que harmoniza com os melhores pratos, deixando uma agradável persistência final, um reflexo da combinação das variedades Merlot e Cabernet, cultivadas no terroir de Três Cerros.
Em linhas gerais, como podem perceber, fui bem surpreendido. Um vinho que será vendido na faixa dos R$30,00 e vai agradar!
Parabéns e sucesso para a Dunamis! Não percam na semana que vim o “Ser”!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!