Degustar uma boa garrafa de vinho não depende apenas da escolha acertada da marca, da cepa ou do ano de colheita, mas também depende, e muito, da forma como se armazena o vinho. O local, a posição e a temperatura são todos elementos que se devem ser considerados na hora de armazenar corretamente as suas garrafas de vinho e, claro, compra-las!
O que iremos comentar aqui vale, é claro, para os vinhos que temos armazenados em casa e, principalmente, para os vinhos que iremos comprar em lojas especializadas, mercados, etc. Sempre observem como os vinhos estão acondicionados antes de comprá-los. Isto vale mais ainda quando falamos de vinhos de guarda, com já alguns anos de vida!
LOCAL
O local escolhido para armazenar vinho deve ser escuro, ou seja, protegido de luz solar direta e até mesmo da iluminação artificial. O motivo é que a exposição contínua a qualquer tipo de luz direta pode penetrar a garrafa e alterar significativamente o sabor e o aroma do vinho. Os vinhos brancos são mais sensíveis à luz do que os vinhos tintos, no entanto, o cuidado deve ser o mesmo para ambos! Caso você não tenha uma adega, uma dispensa ou um armário fechado, procure guardar suas garrafas numa caixa ou cubra-as com um pano. Outro cuidado importante é evitar fontes de calor. A melhor opção, por manter o ambiente escuro, manter a umidade e a temperatura, são as adegas climatizadas.
TEMPERATURA
O local onde armazena o vinho nunca deve atingir a temperatura máxima de 24ºC. Quando o vinho atinge esta temperatura ele pode iniciar um processo de oxidação e, desta forma, estragar. A temperatura ideal para guardar vinho é em torno dos 12ºC, mas, vale a ressalva, é melhor a temperatura ser mais baixa do que mais alta! Temperaturas mais baixas apenas irão retardar o processo de envelhecimento do vinho. O armazenamento adequado do vinho também tem de ter em conta uma temperatura o mais constante possível e se existirem flutuações estas devem ser graduais. Embora o vinho tinto seja mais suscetível às flutuações de temperatura do que o vinho branco, a verdade é que quanto mais houver variação de temperatura, maior o risco do vinho envelhecer prematuramente.
HUMIDADE
A humidade é outro fator que pode influenciar, negativamente, uma garrafa de vinho – se o nível de humidade estiver muito baixo, as rolhas vão secar, o que permite a entrada de oxigênio na garrafa e a consequente oxidação do vinho. Nesse sentido, o nível de humidade ideal está entre os 65% e os 75%.
POSIÇÃO
Em termos de posição, a forma mais apropriada para armazenar garrafas de vinho é horizontalmente. Todos já devem ter ouvido falar disto, agora, porquê? Porque ao manter as garrafas deitadas, as rolhas irão estar em contato permanente com o vinho, mantendo-as húmidas e intactas, o que inibe a entrada de oxigênio.
MOVIMENTO
Guardar garrafas de vinho sobre ou muito próximo de eletrodomésticos, principalmente aqueles que têm uma ação vibratória, é desaconselhável. Se uma garrafa de vinho estiver frequentemente sujeita a movimentos e/ou vibrações, estas podem contribuir para a alteração e consequente deterioração do vinho.
TEMPO
Nem todos os vinhos melhoram com o tempo, o que significa que praticamente todos os vinhos têm um prazo de validade que deve ser respeitado! Hoje em dia, inclusive, a minoria dos vinhos melhora com o envelhecimento e a grande maioria já está pronta para ser bebida assim que é comprada. A maioria dos vinhos tintos pode ser armazenada entre 2 e 10 anos; já para os vinhos brancos isso reduz significativamente para algo em torno de 2 e 3 anos.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!