quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Desvendando as Serras Gaúchas – Vinícola Almaúnica


Amigos e amigas, é com prazer que retorno a relatar as visitas que tive a oportunidade de fazer às vinícolas das Serras Gaúchas.

A Almaúnica impressiona logo quando chegamos na Vinícola. Uma construção moderna, imponente, que chama a atenção mesmo a longa distância.

O projeto é recente. A Almaúnica foi fundada em 2008 pelos irmãos gêmeos Magda e Márcio Brandelli. Filhos de Laurindo e Doracy, os irmãos montaram uma empresa que alia a tradição familiar na cultura do vinho com propostas inovadoras, embasadas na vontade de elaborar produtos nos quais se expressa todo o amor e carinho pelas videiras e arte de elaborar vinhos com alegria e prazer. E sim, o Laurindo em questão é o mesmo da vinícola Don Laurindo.

Tudo na Almaúnica foi escolhido a dedo, inclusive o posicionamento dos vinhedos. A Vinícola possui hoje 13 hectares, sendo 2,5 já plantados. Seu portfolio conta com três vinhos tintos (Reserva Merlot, Reserva Cabernet Sauvignon e Reserva Syrah), e dois espumantes (Brut, pelo método tradicional, e um Moscatel). Há pouco lançaram também um Merlot que atende aos pré requisitos da DO do Vale dos Vinhedos.



O Márcio é um exemplo de perseverança e sucesso. Tem como objetivo trabalhar o Terroir Brasileiro e sempre trabalhar todo o conjunto do vinho, não só o conteúdo da garrafa. Por algumas vezes em nossa visita ele comentou que a Almaúnica tem que estar preparada, a qualquer momento, para receber desde um turista até um crítico internacional renomado! Ele trabalha para melhorar a qualidade do vinho brasileiro e manter um preço justo para o consumidor final.

Outros vinhos estão sendo preparados com todo carinho e zelo pelo Márcio. Já no tanque está um Pinot Noir que promete! O lançamento do vinho ícone da vinícola já está nos planos do Márcio. O vinho deve se chamar “Alma Única Parte 2” e o objetivo é lança-lo no dia da abertura da Copa do Mundo do Brasil.



A visita é imperdível e traz surpresas a todo o momento. O que mais me deixou impressionado, entretanto, é o projeto como um todo! Aqui realmente houve um projeto! Tudo foi planejado nos mínimos detalhes e os resultados estão aparecendo.

Agora, vc deve estar se perguntando, qual a origem do nome Almaúnica? Aqui vou usar as palavras do Márcio:

“A Almaúnica, como o nome já diz, é única. Trata-se da mistura bem feita entre os valores e culturas tradicionais do vinho, de uma família secular na lida, mas com a modernidade de uma vinícola que nasceu para ser eternamente jovem. Seja em seu prédio, com características de boutique contemporânea de vinhos, seja em seus produtos, de aromas e sabores sempre equilibrados e cheios de vivacidade, a Almaúnica é uma experiência única.”

Chegamos então a parte final de nossa visita, e uma das mais esperadas, que foi a degustação!


Márcio conduzindo nossa degustação

Começamos degustando o Merlot. Muita fruta, um toque de café e especiarias. Uma persistência que impressiona, mesclando potência e elegância.

Na sequência o Márcio nos serviu o Cabernet Sauvignon. Um vinho muito bem equilibrado, também com muita fruta (negras) e trazendo também caramelo e chocolate. Na boca trouxe toda a estrutura da Cabernet Sauvignon com muita elegância e também excelente persistência.

O último tinto servido foi o Syrah que, na época, estava há poucos dias do início de suas vendas. Este matou a pau! Uma excelente complexidade aromática, floral, frutas, com uma tipicidade incrível. Estava com pouquíssimo tempo de garrafa e já se mostrou interessantíssimo. É claro que trouxe uma garrafinha para abrir mais adiante! Rs. Foi o vinho que mais me agradou!

Este careca sou eu degustando o Syrah!
 Os três vinhos se mostrarem com boa complexidade, bom perfil aromático, trazendo também boa dose de mineralidade, tanto na boca como no nariz.

Terminamos a degustação com um Espumante 100% Chardonnay Brut produzido pelo método tradicional que permaneceu por 12 meses em contato com as leveduras. De cara vimos uma perlage linda e super persistente. No nariz muita fruta e refrescância. Na boca uma cremosidade que agradou.

Parabéns ao Márcio Brandelli pelo excelente projeto e, mais do que isto, pela excelente qualidade que vem conseguindo em tão pouco tempo de vida!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...