Mais um domingão que eu decidi ir para a cozinha. Desta vez não estava querendo ter muito trabalho. Dei uma olhada no freezer e montei o menu. Teríamos Costela de Cordeiro Assada e Picanha de Sol frita na manteiga de garrafa. Para acompanhar arroz branco e uma farofa de ovo e bacon, também feita com uma dose de manteiga de garrafa. Light?? Nem um pouco! Hehe. Mas, sem sombra de dúvidas, delicioso! O trabalho foi mínimo pq a costela já veio temperada, só dei um “tapa” e a picanha de sol foi comprada já no ponto certo do sal.
Decidido o cardápio, lá fui eu escolher o vinho. Não iria abrir uma garrafa muito elaborada, isto eu já tinha decidido. Foi quando me deparei com este CS que estava na Adega. Já tinha provado o Malbec desta linha e gostado muito. A Cabernet Sauvignon seria uma boa opção para a comida um pouco mais gordurosa, além de ser uma uva que minha esposa costuma gostar.
Escolha feita deixei o menino respirando no decanter por pouco mais de meia hora, enquanto aguardava a costela ficar pronta, escrivia estas mal traçadas linhas para compartilhar com vocês.
A história das Bodegas Toso na Argentina tem bastante tempo! Quando, em meados de 1880, Pascual Toso partiu para a Argentina a partir de sua cidade natal, Canale d'Alba, no Piemonte, na Itália, não poderia imaginar que se tornaria o fundador de uma adega, que é atualmente uma das mais antigas e mais prestigiadas na Argentina.
Ao chegar na Argentina se estabeleceu em Mendoza. Como tinha sido intimamente envolvido no desenvolvimento do vinho com sua família no Piemonte, imediatamente viu o futuro promissor da região para a produção de vinhos e decidiu usar sua experiência. Assim, em 1890, Pascual Toso estabeleceu sua primeira adega em San Jose, Guaymallén.
No início do século XX, decidiu expandir seus negócios e adquiriu vinhas em Maipu. Em sua fazenda em Barrancas, construiu outra vinícola, "Las Barrancas", dedicada à produção e cultivo das melhores uvas. Em 2001, Paul Hobbs, um dos maiores consultores em vinho do mundo, foi contratado para aumentar a qualidade dos vinhos Premium. Desde então ele vem trabalhando com o enólogo da vinícola, Rolando Luppino, no desenvolvimento de vinhos premium premium e super.
Sem dúvida uma história de sucesso e, acreditem, de muita qualidade!
Vamos então ao que achei deste vinho:
Visual: Garrafa muito bonita, mas que não é muito divulgada aqui no Brasil. Não verifiquei os detalhes dos números, mas acredito que o volume importado não seja tão grande. Rolha de cortiça, bem trabalhada, com lote e tudo mais. Na taça mostrou coloração de cereja não tão opaca, deixando passar um pouco de luz. Gotas finas, rápidas e meio desconexas.
Olfato: Essencialmente frutado. Frutas negras maduras. Álcool perceptível mas não chega a incomodar. Percebo também um toque de pimenta seca, baunilha e um sutil, mas bem sutil, aroma de café.
Paladar: Fiel ao olfato. Muito bem equilibrado na boca. Taninos presentes mas não tão densos. A percepção não é de um vinho muito seco, talvez pelo teor do álcool, visto que o açúcar residual é bem baixo (2.3g/l). As frutas aqui explodem em sabores maduros intensos. No retrogosto vemos caramelo e o final é longo, bem persistente e saboroso.
O que a Pascual Toso fala sobre seu vinho:
Variedad: 100% Cabernet Sauvignon
Viñedo: Barrancas, Maipú, Mendoza
Sistema de Conducción: Espaldero
Sistema de Riego: Riego por goteo
Caracteristicas del Suelo: Franco - Pedregoso
Rendimiento por Hectarea: 70 quintal/ha
Vinificación: Producido con uvas de nuestra Finca de Barrancas, Maipú. Esta zona es considerada en Mendoza, una de las mejores para la obtención de vinos de alta gama, debido a las excelentes condiciones de clima y suelo que proporcionan uvas de gran expresión varietal. El manejo del viñedo es cuidadosamente llevado a cabo para obtener uvas em su mayor potencial, las que son cosechadas manualmente y selecionadas minuciosamente antes de su despalillado, para luego incorporarse apropiadamente al proceso productivo. La maceración en frío se mantiene a 8°C por 48 horas. Luego se siembra con levaduras seleccionadas para la realización de la fermentación alcohólica durante de 15 a 20 días a 26°C. Este vino es madurado en barrica durante 12 meses: 80% barrica de roble americano y 20% de roble francés. Antes de ser embotellado se filtra y luego de 4 meses sale a la venta. Fecha
Embotellado: 2009-07-14
Alcohol: 13.5 %
Azucar Residual: 2.30 g/l
Acidez Total: 5.60 g/l
Ph: 3.6
O que a Wine Spectator fala sobre este vinho:
Pontos: 88
Review:
Polished and inviting, with mocha, melted licorice, date bread, plum and raspberry flavors that glide through the full-bodied finish. Drink now through 2010. 15,000 cases made. –JM
O que a Wine Advocate, de Robert Parker, fala sobre o vinho:
Degustador: Jay Miller
Pontos: 86
Review:
The 2007 Cabernet Sauvignon Reserva is a bit more serious with greater aromatic complexity, more density, and enough structure to evolve for 2-3 years. However, the fruit is slightly austere and hardly worth the $8 premium over the regular cuvee.
Mais um exemplar argentino que me encantou e recomendo.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Excelente Post, parabéns pelo Bolg! Somos apaixonados por este vinho, por isso a partir de 2011 passamos a importar este produto para o Brasil. Somos da Vinoteca Brasil, importadora sediada no Paraná.
ResponderExcluirDeixa eu registrar aqui que agora sim esta marca terá o foco que merece. Os volumes importados para o primeiro ano correspondem ao dobro do que a importadora anterior estava comercializando. O retorno do mercado tem surpreendido.
Abraço a todos os amigos do bom Vinho!
Miguel Vallecilla
Diretor
Olá Miguel,
ResponderExcluirÉ uma honra receber um comentário seu aqui no blog! Muito bacana saber que os vinhos da Pascual Toso agora terão mais espaço aqui no Brasil, também sou fã da vinícola.
Me coloco à disposição para ajudar no que puder!
Um Abraço,
Gustavo