quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resveratrol relacionado à prevenção da cegueira!



Estudos anteriores descobriram que o resveratrol, um composto de polifenóis encontrados em abundância no vinho tinto e uvas, ajudam a reduzir a inflamação das artérias. Agora, um estudo publicado na edição de julho do American Journal of Pathology, descobriu que o produto químico reduz o crescimento dos vasos sangüíneos nos olhos, reduzindo assim os sintomas associados com as principais causas de cegueira.

Pesquisadores do departamento de oftalmologia da Universidade de Washington em St. Louis, trabalhando em conjunto com a farmacologista RW Johnson na escola médica em Nova Jersey, descobriram que o resveratrol, quando administrado em doses elevadas, ajuda a bloquear a formação de novos vasos sangüíneos, chamado angiogênese, em retinas de ratos. A angiogênese em pacientes saudáveis é normalmente equilibrada, mas quando as veias crescem fora de controle, o resultado é sintomático de diversos cânceres, bem como doenças relacionadas à idade, tais como cegueira diabética e a degeneração macular.

"Esses transtornos englobam as principais causas de toda a cegueira", afirma o texto em estudo, a hipótese de que a compreensão de como evitar o crescimento anormal dos vasos sanguíneos do olho é fundamental para o desenvolvimento de "novas abordagens terapêuticas".

O desempenho do composto do vinho vermelho em estudos vasculares anteriores tornou-o candidato ideal para a investigação, disse o especialista em retina Rajendra Apte da Washington University, em um comunicado. "Houve relatos sobre os efeitos do resveratrol em vasos sangüíneos em outras partes do corpo, mas não havia nenhuma evidência de que ele teve qualquer efeito no olho", disse ele.

Os pesquisadores usaram um laser para fazer quatro incisões nas retinas de ratos, estimulando a angiogênese. Alguns ratos não receberam resveratrol, enquanto dois grupos receberam diferentes doses, um deles recebeu 22,5 miligramas de resveratrol por quilo de peso e o outro 45 mg / kg. Os autores do estudo sublinham que estes valores em resveratrol são consideravelmente maiores do que o encontrado em várias garrafas de vinho.

Os cientistas descobriram que, nos dois grupos de ratos que consumiram resveratrol, os vasos sanguíneos anormais começaram a desaparecer. O efeito foi muito mais acentuado no grupo que recebeu a maior dose. Após sete dias de tratamento com resveratrol, por exemplo, o volume de vasos sanguíneos anormais foi de aproximadamente um por cento do valor encontrado no grupo controle.

Os cientistas também acreditam que identificaram um novo caminho no qual o resveratrol exerce esse efeito. "Acreditamos que o caminho pode estar envolvido tanto na doença ocular relacionada à idade e em outras doenças, onde a angiogênese desempenha um papel destrutivo", Apte acrescentou ainda que o resveratrol pode, um dia, ser administrado por via oral em doses elevadas como um tratamento preventivo.

Hum...

Pílulas?

O texto estava indo super bem até chegarmos ao seu final! Rs... Bom, não sou médico, mas acredito que o nosso tratamento preventivo atual já tenha algum efeito! Rs.

In Vino Veritas!

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...