E chegamos a uma das melhores partes de nossa série sobre os vinhos da Aurora, os Espumantes!! A linha de Espumantes da Aurora é super completa e conta com os seguintes produtos:
x Espumante Brut Pinot Noir;
x Espumante Brut Chardonnay;
x Espumante Moscatel;
x Espumante Moscatel Rosé;
x Espumante Prosecco.
Nesta Série do Enoleigos iremos falar dos dois primeiros, o Brut Pinot Noir e o Brut Chardonnay. O Pinot Noir é uma proposta inovadora e é o primeiro espumante 100% Pinot Noir vinificado em branco do Brasil. Essa uva tinta, muito delicada, originária da Borgonha, é tradicionalmente empregada na composição de espumantes finos, geralmente ao lado da Chardonnay, e integra o trio de uvas na elaboração do Champagne, na França (Chardonnay/Pinot Noir/Pinot Meunier).
A Pinot Noir, quando vinificada em branco, origina espumantes mais estruturados, amplos e vinosos. Aliás, esta variedade ilustra bem a problemática da Serra Gaúcha. No decorrer da maturação, ela vai se tornando cada vez mais sensível à podridão, o que dificulta consideravelmente o alcance da plena maturação necessária à elaboração de um vinho tinto. Porém, colhidas justamente antes dos princípios de ataque de podridão, as uvas apresentam o ótimo de maturação para um futuro espumante, sem as alterações de qualidade originadas pela podridão.
A preocupação com o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira da uva e do vinho é antiga. A Cooperativa Vinícola Aurora não tem economizado em investimentos capazes de melhorar a qualidade de sua produção.
Há muitos anos, e empresa criou um departamento onde passou a fornecer mudas a seus associados, a tal ponto que hoje, quando um produtor manifestar o interesse em implantar um novo varietal, são os técnicos da Aurora, em última análise, que opinarão sobre o tipo de vinha mais adequada para o local. Através da análise do solo, do levantamento da predominância dos ventos, do cálculo da média de insolação e do microclima da região, decide-se qual a variedade mais adequada e capaz de obter a melhor produtividade e qualidade.
Ao lado dos Centros Tecnológicos, a Aurora mantém um departamento de pesquisa que é, na verdade, uma pequena unidade de vinificação. Nesse setor, os técnicos fazem testes anuais com enzimas e leveduras utilizadas na safra à procura de novos resultados. Os melhores, depois de aprovados na prática, são aproveitados nas unidades de elaboração e passam a integrar a qualidade final da empresa.
Vamos então ao que achei deste Espumante:
Visual: Garrafa bem elegante. O rótulo escuro remete a Pinot Noir, uma uva tinta, que aqui é vinificada em branco para este belo espumante. Na taça trouxe uma bela coloração amarelo ouro claro, perlage fina, abundante e constante. Na taça fica belíssimo!
Olfato: Aroma delicioso, refrescante e complexo. Podemos destacar frutas brancas, em especial maçã e pêra, e pão ao fundo. Agradou muito. É daqueles vinhos que ao realizar o exame olfativo ficamos com vontade de seguir ao exame do palato logo!
Paladar: Primeiro contato com a boca é aveludado, dando uma sensação e tanto! Frutas muito presentes também na boca. Teor residual de açúcar no ponto certo e acidez também, claro que para o meu gosto! O final é surpreendentemente longo e persistente.
O que diz a Aurora sobre o Espumante Brut Pinot Noir:
Apresenta coloração amarelo cobre, de belíssima tonalidade. Seu perlage é delicado e persistente. Destacam-se aromas bastantes frescos, de morando e amora branca, com toques de ervas aromáticas. Seu paladar apresenta excelente estrutura, com muito boa cremosidade, mostrando-se bastante equilibrado e refrescante.
Safra: Não safrado
Uva: 100% Pinot Noir vinificada em branco
Método: Charmat Longo
Álcool: 12%/vol
Pro que custa, o vinho entrega muito mais! Um belíssimo espumante que recomendo a todos!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!