Ainda no primeiro dia de nossa visita as Serras Gaúchas, antes do jantar passamos no IBRAVIN para conhecer um pouco mais da história deste órgão e também para conhecer o projeto da Dunamis Vinhos e Vinhedos. Alguns de vocês podem estar se perguntando: “-Mas porque não visitar diretamente a vinícola?”. A resposta é simples, a Dunamis não fica na região de Bento Gonçalves e sim na Campanha, no município de Don Pedrito.
Quem me acompanha aqui no Enoleigos já tinha ouvido falar do lançamento da Dunamis. Além de noticiar, comentei os 2 primeiros vinhos, o Cor 2008 e o Ser 2010.
A apresentação da vinícola foi conduzida pelo Julio Cesar Kuns, CEO da Dunamis. O Julio hoje também é o presidente da associação dos vinhos da Campanha.
Podemos resumir o principal objetivo da Dunamis ao produzir seus vinhos com duas palavras: “Pensamento Verde”. O processo produtivo já utiliza o mínimo possível de produtos químicos, auxiliado pelo sistema "Thermal Pest Control”, que permite grande redução de aplicação de defensivos, melhorando significativamente a qualidade da uva, fazendo com que o produto final apresente mais atributos em sua essência. O pensamento verde visa sempre o repeito ao meio ambiente, aos consumidores e, claro, às futuras gerações.
Ecologicamente correto, este sistema é utilizado em regiões vitícolas renomadas, com uvas de melhor qualidade e sem resíduos químicos.
Pesquisas de variedades são feitas constantemente, assim, podemos afirmar o respaldo científico e a autonomia do material para que, no futuro, a otimização dos nossos produtos seja sempre certificada por nossos especialistas.
A Dunamis possui hoje 15 hectares de vinhas próprias na região da Campanha e 10 hectares na serra. Os vinhedos da Serra serão destinados a produção de espumantes e os vinhos finos continuarão utilizando as cepas da campanha. Falando em Campanha, uma excelente notícia! A Safra de 2011 foi a melhor da década e promete trazer vinhos de excepcional qualidade.
O Cor 2008 teve suas vendas esgotadas e o Cor 2009 já está disponível para vendas e logo traremos os detalhes desta nova safra.
Durante o Jantar, realizado no delicioso restaurante Canta Maria, pudemos harmonizar o Ser 2010, o Cor 2008 e o Cor 2009 o que só ajudou a constatar minha primeira impressão sobre os vinhos.
É isto aí minha gente, o Brasil já é uma realidade! Abra, deguste e se surpreenda!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!