Como os espumantes Brasileiros vem evoluindo e me surpreendendo! Chegamos ao nosso segundo Espumante da “Série dos Vinhos Aurora”. Hoje falaremos do Chardonnay Brut. Vale lembrar que você pode ler todos os outros posts da Série Aurora aqui no Enoleigos!
A Cooperativa Aurora é uma das tradicionais fabricantes de vinhos no Brasil, datando suas atividades de 1931. E é este Espumante Aurora Brut o produto mais reconhecido e premiado nos concursos internacionais em que a cooperativa já participou.
Conta com 100% de uvas Chardonnay cultivadas na região da Serra Gaúcha, no município de Bento Gonçalves. Hoje, cerca de 1,3 mil famílias da região participam da Aurora, respondendo pela produção de cerca de 50 milhões de quilos de uvas, o que gera, por ano, aproximadamente 38 milhões de vinhos de todos os tipos.
Especificamente no caso deste Espumante Aurora Brut, a produção anual fica entre 50 mil e 70 mil litros por ano, ou seja, de 65 mil a 91 mil garrafas por ano.
As uvas são cultivadas nas diversas propriedades instaladas em Bento Gonçalves e parte dos vinhos elaborados pela Aurora são transferidos entre as três principais unidades produtivas por um vinhoduto, instalado no subsolo da cidade.
Como a maioria dos espumantes em todo o mundo, este Espumante Aurora Brut não é safrado, nascendo da mistura de vinhos de safras distintas. O método utilizado para a produção é o Charmat, no qual o vinho tranqüilo recebe adição de leveduras e açúcares, provocando a geração de gás carbônico, num processo de fermentação em barris de inox com temperatura controlada.
Uma parte, de 20% a 25% do vinho utilizado, passou por barricas de carvalho francês, com até cinco anos de uso, trazendo uma coloração dourada ao espumante. A temperatura de serviço recomendada é de 5ºC a 10ºC.
Vamos então ao que achei deste belo Espumante:
Visual: Garrafa elegante e muito bem trabalhada. Rolha de cortiça personalizada para a Aurora. Na taça mostrou um excelente visual. Coloração dourado claro intenso, perlage média, abundante e constante, chegando a fazer uma bonita espuma levemente espessa.
Olfato: Frutado e refrescante como é a proposta do vinho. Nas frutas destaque para as cítricas, como é típico da Chardonnay e toques de frutas brancas (maça e melão). Ao fundo senti também um leve adocicado.
Paladar: Preenche a boca de forma muito gostosa. Mantém as frutas e traz toques de pão. Untoso, preenchendo cada pedacinho da boca com suas bolhas volumosas. O final é longo e traz uma leve pontinha de amargor.
O que diz a Aurora sobre seu Espumante:
Tipo: Brut
Variedade: Chardonnay
Descrição do produto: O espumante aurora brut é elaborado exclusivamente com uvas Chardonnay, pelo método charmat com passagem por carvalho francês. Apresenta coloração amarelo palha dourado, e na boca, acidez pronunciada harmonizada com toques de frutas e tostados.
Harmonizações: Ideal para aperitivos e diversos pratos a base de frutos do mar, massas e risotos, assados e grelhados de carnes brancas.
Temperatura de Serviço: de 04 a 08 °C.
Graduação Alcoólica: 12% vol.
Até o momento deste post não existem análises da Wine Advocate, de Robert Parker, nem da Wine Spectator sobre este espumante.
Fui, mais uma vez, super bem surpreendido por este Espumante da Aurora.
Se mostrou um excelente Custo x Benefício, assim como o Pinot Noir Blanc. Não percam, na semana que vem, o Pequenas Partilhas Cabernet Franc!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Adorei o post...delícia a gente ter este "trabalho" de provar todos os vinhos da Aurora rs
ResponderExcluir