É meus amigos, tudo que é bom um dia acaba e, com este Post, chegamos ao fim da Série sobre os vinhos da Vinícola Aurora. Para quem não acompanhou toda a Série, vale a pena um resumo de tudo que passou por aqui. Com o Millésime, a Série contou com 7 rótulos, sendo 2 Espumantes, 1 Branco e 4 tintos. Os postspara cada um dos vinhos segue abaixo:
O Millésime 2008 é o quinto vinho Millésime de história da Aurora. Trata-se de um tinto especial, 100% com Cabernet Sauvignon, elaborado somente em safras excepcionais, que está na elite da enologia brasileira. Os anteriores foram das safras 1991, 1999, 2004 e 2005.
A preocupação com o desenvolvimento de uma tecnologia brasileira da uva e do vinho é antiga. A Cooperativa Vinícola Aurora não tem economizado em investimentos capazes de melhorar a qualidade de sua produção.
Ao lado dos Centros Tecnológicos, a Aurora mantém um departamento de pesquisa que é, na verdade, uma pequena unidade de vinificação. Nela, os técnicos, todos os anos, fazem testes com enzimas e leveduras utilizadas na safra à procura de novos resultados. Os melhores, depois de aprovados na prática, são aproveitados nas unidades de elaboração e passam a integrar a qualidade final da empresa.
O Millésime é um vinho que pode, perfeitamente, ser guardado por alguns anos, abri a garrafa com ele recém lançado no mercado. Ainda não tinha tido a oportunidade de provar as Safras anteriores e, já adianto, foi uma grata surpresa!
Vamos então ao que achei deste belo Cabernet Sauvignon:
Visual: Garrafa elegante e muito bem posicionada. Traz uma pequena muda da Cabernet Sauvignon pendurada na garrafa, um toque sutil que proporciona mais elegância ainda. Ao abrir a cápsula nova surpresa. A rolha vem com o ano da Safra, além de ser 100% em cortiça e personalizada para a Aurora. Na taça trouxe cor de sangue bem brilhoso, gotas gordas, rápidas e um pouco coloridas.
Olfato: Deixei respirar por meia hora no decanter. Muito aromático e frutado mostrando boa complexidade. Álcool totalmente integrado. Nas frutas as vermelhas se destacam, em especial amora e goiaba. Nuances de baunilha no final completam sua elegância.
Paladar: Elegância é a palavra chave aqui. Foge, e muito, os chilenos mais fortes, de taninos mais duros, que estamos acostumados a consumir por aqui. Surpreendeu e positivamente! Corpo médio, frutas preenchendo cada canto da boca, taninos macios e retrogosto indo mais pro adocicado.
O que a Aurora diz sobre seu vinho:
Sua cor rubi viva, com reflexos violáceos, aromas de frutas vermelhas maduras, elegantemente balanceado com notas de baunilha, coco e chocolate, denota sua estrutura intensa e complementa em perfeita harmonia a personalidade forte da uva Cabernet Sauvignon. Com taninos aveludados e excelente persistência, tem grande potencial de guarda.
O Aurora Millésime 2008 passou por maceração prolongada e amadureceu pro 10 meses em barricas de carvalho francês e americano. O vinho estabilizou na garrafa por 12 meses e traz a melhor seleção de uma safra grandiosa. Com excelentes estrutura e corpo, aromas ricos e paladar bem equilibrado e potente, vai muito bem com carnes de caça ensopadas, carnes grelhadas como a picanha, risoto e massas com funghi porcini, queijos de massa dura e sabores intensos como o parmesão.
Até o momento deste post não haviam comentários da Wine Advocate nem da Wine Spectator sobre este vinho.
Realmente um grande final para uma série que me deu um prazer imenso em fazer.
A Aurora realmente merece todos os prêmios que vem ganhando! Parabéns para a Aurora!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!