quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Espumante Esporão Rosé 2008 – Série Vinhos Herdade do Esporão

Como é delicioso iniciar uma Série nova, ainda mais com os excelentes vinhos que irei degustar aqui. Hoje irei falar do Esporão Brut Rosé, o primeiro espumante português que trago para o Enoleigos e, tenho que confessar, o primeiro espumante português que provei!

A Herdade do Esporão já é muito conhecida aqui no Brasil e, além disto, é também sinônimo de qualidade. As raízes da Herdade do Esporão, e a sua tradição vitícola, remontam aos tempos pré-históricos das culturas megalíticas e da Idade do Bronze. Porém, já durante a ocupação romana, os vinhos, do então povoamento do Esporão, eram exportados para todo o Império. Os limites da Herdade foram estabelecidos em 1267 e foram mantidos, praticamente inalterados, desde a sua constituição.

Achei muito interessante os “Valores” declarados pela Herdade do Esporão, vejamos:

Os nossos valores reflectem a nossa identidade, enquanto empresa e indivíduos:

Excelência – só o Melhor nos satisfaz.
Paixão – Pelos nossos produtos, pelo nosso trabalho.
Responsabilidade – Social, cultural e ambiental.
Exigência – Primeiro connosco, também com os outros.
Integridade – Sermos honestos e rigorosos.
Tradição – Entender o passado, viver o presente.
Inovação – Antecipar o futuro.
"

Importante dizer também que a história da Herdade do Esporão no Brasil está diretamente relacionada com a Qualimpor. A Qualimpor foi criada em 1995 por João Roquette desafiado pelo Esporão para importar e distribuir os vinhos e azeites da Herdade do Esporão, localizada na região do Alentejo.

A origem do nome Qualimpor veio da junção das palavras “qualidade de alimentos portugueses”. Desde seu nascimento, a importadora mostrou um perfil diferenciado. Isso porque trabalha com exclusividade duas marcas próprias, de uma mesma família.

O objetivo da empresa é continuar seu foco de atuação apenas nestas marcas, posicionando-as cada vez melhor no mercado brasileiro e evitando uma distribuição indiscriminada de seus produtos.

Os Espumantes da Herdade do Esporão corporizam uma estratégia de diversificação de produtos, permitindo um melhor aproveitamento das potencialidades do terroir da Herdade do Esporão e são um sinal da postura inovadora com que a Herdade se posiciona no mercado. Também no caso destes vinhos de características especiais, a intenção é disponibilizar produtos de elevada qualidade e assim prestigiar a marca Esporão, a região alentejana e o setor vinícola português.

No decorrer desta série traremos todos os detalhes e curiosidades desta gigante portuguesa, a Herdade do Esporão.

Vamos então ao que achei deste Espumante Português:

Visual: Garrafa com lindo rótulo e excelente acabamento. Rolha em cortiça e personalizada para a Herdade do Esporão. Ao servir mostrou uma coloração rosa muito vivo, quase que avermelhado. Perlage fina, constante e fazendo uma linda coroa de espuma na taça.

Olfato: Aromático, refrescante e muito frutado! Nas frutas destaque para as vermelhas, em especial amora e cereja. Ao fundo percebi também sutis notas florais. Mostrou boa persistência aromática mesmo após algum tempo na taça.

Paladar: As frutas envolvem toda a boca. Um espumante sedoso, quase que aveludado. Complexo na medida certa, boa estrutura e acidez. Apesar de ser um espumante Brut, seu retrogosto tem toques adocicados, o que o torna um vinho mais versátil. O final é longo e cheio de fruta.

O que a Herdade do Esporão diz sobre seu Espumante:

Castas: Touriga Nacional / Syrah

Colheita: 2008

Região: Alentejo / Portugal

Enólogo: David Baverstock / Sandra Alves

Visual: Aspecto límpido, bolha fina e cordão persistente.

Olfactivo: Aroma delicado com notas frescas de frutos vermelhos.

Gustativo: Na boca anuncia framboesas e romãs num conjunto harmonioso e elegante

Vinificação: Fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox (13 a 15 ºC), fermentação em garrafa durante 3 meses, seguida de 9 meses de envelhecimento sobre as borras até ao “degórgement”. Método Clássico.

Até o momento não existem análises da Wine Advocate nem da Wine Spectator sobre este espumante.

O início da Série foi delicioso. Degustei este espumante em uma tarde de muito calor, acompanhando iscas de peixe e alguns patês que fiz como entrada. Foi um sucesso!

Na semana que vem falaremos sobre o Monte Velho Tinto, o vinho mais consumido em Portugal na atualidade.

Todos os vinhos da Herdade do Esporão podem ser encontrados em lojas especializadas ou ou então diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Vocês poderão também seguir a Qualimpor em suas redes sociais conforme abaixo:


Até semana que vem!!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...