Andreia Gentilini Milan |
Trabalho de promoção realizado pelo projeto Wines of Brasil nos Estados Unidos em 2010 trouxe aumento na participação de número de empresas presentes no mercado norte-americano e de vinhos disponíveis aos consumidores.
O investimento feito em 2010 nos Estados Unidos pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin e a Apex-Brasil, já gerou resultados positivos para as vinícolas brasileiras. Vinte e dois (22) rótulos de vinhos verde-amarelos foram incluídos nas cartas de churrascarias brasileiras instaladas nos EUA. Elas participaram de uma ação promocional e comercial que distribuiu ingressos para corridas da Fórmula Indy aos consumidores que pediam vinho brasileiro em 20 churrascarias brasileiras das redes Fogo de Chão e Plataforma. Em parceria com a Apex-Brasil, patrocinadora oficial da Indy, foram distribuídos 200 ingressos (já com acompanhante) para cinco corridas em cinco estados norte-americanos (Indiana, Texas, Nova Iorque, Ilinóis e Flórida).
Com a demanda criada pelos consumidores participantes da promoção do Wines of Brasil, que pediam vinho brasileiro nas churrascarias para concorrer a ingressos da Fórmula Indy, a Casa Valduga passou de uma pequena venda de US$ 642,8 em 2009 para US$ 98,4 mil no ano passado. A Perini quase dobrou a sua exportação aos Estados Unidos, pulando de US$ 15,7 mil em 2009 para US$ 29,2 mil em 2010. Ambas as cantinas gaúchas tiveram vários vinhos incluídos nas cartas de vinhos das churrascarias Fogo de Chão e Plataforma. A Miolo, que tinha exportado um volume grande de vinhos em 2009, teve um grande consumo de produtos nas churrascarias, aliviando seus estoques.
No total, a exportação de vinhos brasileiros engarrafados para os Estados Unidos somou US$ 252 mil em 2010. As 28 ações realizadas em torno da Fórmula Indy impactaram diretamente 5.426 norte-americanos (trade e consumidores) sem considerar os demais clientes das churrascarias durante o período da promoção. “Mais importante do que o valor, que tende a crescer a partir deste ano, conseguimos atingir nosso maior objetivo, que era despertar no consumidor norte-americano o interesse em conhecer os vinhos do Brasil”, avalia a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. Por consequência, acrescenta ela, “aumentamos as vendas e a visibilidade das vinícolas brasileiras que investiram no mercado norte-americano”.
Para este ano, está sendo concluído um projeto que envolva os sommeliers das churrascarias brasileiras nos Estados Unidos, também aproveitando a participação da Apex-Brasil como patrocinadora oficial da Fórmula Indy. O lançamento da iniciativa deve ocorrer durante a New York Wine Expo, que acontece de 25 a 27 de fevereiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que terá a participação de oito vinícolas, sendo seis gaúchas – Aurora, Lidio Carraro, Casa Valduga , Miolo e a trading Suriana, que representará as vinícolas Geisse, Sanjo (SC), Santo Emílio (SC) e Dom Cândido.
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