quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Vinhos brasileiros têm 22 rótulos incluídos nas cartas de churrascarias nos EUA

Andreia Gentilini Milan


Trabalho de promoção realizado pelo projeto Wines of Brasil nos Estados Unidos em 2010 trouxe aumento na participação de número de empresas presentes no mercado norte-americano e de vinhos disponíveis aos consumidores.

O investimento feito em 2010 nos Estados Unidos pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin e a Apex-Brasil, já gerou resultados positivos para as vinícolas brasileiras. Vinte e dois (22) rótulos de vinhos verde-amarelos foram incluídos nas cartas de churrascarias brasileiras instaladas nos EUA. Elas participaram de uma ação promocional e comercial que distribuiu ingressos para corridas da Fórmula Indy aos consumidores que pediam vinho brasileiro em 20 churrascarias brasileiras das redes Fogo de Chão e Plataforma. Em parceria com a Apex-Brasil, patrocinadora oficial da Indy, foram distribuídos 200 ingressos (já com acompanhante) para cinco corridas em cinco estados norte-americanos (Indiana, Texas, Nova Iorque, Ilinóis e Flórida).

Com a demanda criada pelos consumidores participantes da promoção do Wines of Brasil, que pediam vinho brasileiro nas churrascarias para concorrer a ingressos da Fórmula Indy, a Casa Valduga passou de uma pequena venda de US$ 642,8 em 2009 para US$ 98,4 mil no ano passado. A Perini quase dobrou a sua exportação aos Estados Unidos, pulando de US$ 15,7 mil em 2009 para US$ 29,2 mil em 2010. Ambas as cantinas gaúchas tiveram vários vinhos incluídos nas cartas de vinhos das churrascarias Fogo de Chão e Plataforma. A Miolo, que tinha exportado um volume grande de vinhos em 2009, teve um grande consumo de produtos nas churrascarias, aliviando seus estoques.

No total, a exportação de vinhos brasileiros engarrafados para os Estados Unidos somou US$ 252 mil em 2010. As 28 ações realizadas em torno da Fórmula Indy impactaram diretamente 5.426 norte-americanos (trade e consumidores) sem considerar os demais clientes das churrascarias durante o período da promoção. “Mais importante do que o valor, que tende a crescer a partir deste ano, conseguimos atingir nosso maior objetivo, que era despertar no consumidor norte-americano o interesse em conhecer os vinhos do Brasil”, avalia a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. Por consequência, acrescenta ela, “aumentamos as vendas e a visibilidade das vinícolas brasileiras que investiram no mercado norte-americano”.

Para este ano, está sendo concluído um projeto que envolva os sommeliers das churrascarias brasileiras nos Estados Unidos, também aproveitando a participação da Apex-Brasil como patrocinadora oficial da Fórmula Indy. O lançamento da iniciativa deve ocorrer durante a New York Wine Expo, que acontece de 25 a 27 de fevereiro, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, que terá a participação de oito vinícolas, sendo seis gaúchas – Aurora, Lidio Carraro, Casa Valduga , Miolo e a trading Suriana, que representará as vinícolas Geisse, Sanjo (SC), Santo Emílio (SC) e Dom Cândido.


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