terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Primeiro estudo do setor vitivinícola em Angola

Portugal é o principal exportador de vinhos para Angola, com 97% da quota de mercado. O vinho ocupa 30% do mercado das bebidas alcoólicas de Angola. 50% do vinho importado é consumido na capital de Angola.

Angola

A ViniPortugal, Associação Interprofissional para o sector vitivinícola, acaba de apresentar o primeiro estudo sobre o mercado vitivinícola em Angola, conduzido pela empresa Brands Advance.

De acordo com as conclusões a apresentar, os vinhos portugueses dominam o mercado Angolano, com uma quota de 97% nos vinhos engarrafados, o equivalente à exportação de 455 mil hectolitros de vinho em 2009, o que rendeu 54 milhões de euros em valor.

Num sector amplamente dominado pela cerveja, o vinho ocupa 30% do mercado das bebidas alcoólicas de Angola. O vinho pré-embalado e a granel continua em grande expansão.

Angola é o segundo maior mercado de vinhos em África depois da África do Sul, apesar disso, em 2009 verificou-se uma queda das exportações globais.

Angola é um país com cerca de 18,5 milhões de habitantes e só a cidade de Luanda tem mais de 5 milhões com uma idade média nos 16 anos.

Estima-se que existam cerca de 3,5 milhões de consumidores de vinhos só na Grande Luanda, 60% dos quais são homens e 40% mulheres.

Mais de 75% dos consumidores situam-se na faixa etária dos 30 aos 45 anos e são essencialmente da classe B e C.

Os atributos generalizados e preferidos pelos angolanos nos vinhos, são as marcas reconhecidas ou os estilos de vinhos que personifiquem o estatuto social, o elevado teor a álcool, o vinho adocicado ou frutado, e muito fresco sobretudo nos vinhos brancos e nos espumantes.

Geralmente o consumidor angolano prefere vinhos gaseificados e o tinto por oposição ao branco.

Os vinhos de marca engarrafados têm uma elevada taxa de penetração no mercado angolano, 26% declaram beber regularmente vinho de marca engarrafado, tendo os consumidores masculinos e com mais de 29 anos mais propensão para esta categoria.

O estudo da Brands Advance, encomendado pela ViniPortugal revela que geralmente cerca de 46% dos consumidores compram o vinho em cantinas ou minimercados e 25% nas "vendas de janela aberta", 10% em armazéns, 6% em vendedores de rua e 7% em mercados ao ar livre.



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