quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vertical Mendel Malbec – Uma experiência inesquecível!!

Blogueiros Reunidos

Na última terça-feira, dia 22/02, tive a imensa oportunidade de participar de um evento inesquecível, uma Vertical do vinho Mendel Malbec.

Tudo começou quando o Cristiano Orlandi, do Blog Vivendo Vinhos, nos convidou para a degustação. O Cristiano, pacientemente, colecionou as Safras de 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008 deste delicioso Malbec argentino. Comentou então com o Alexandre Frias, do blog Diário de Baco e criador do portal Enoblogs, que gostaria de fazer uma vertical e compartilhá-la conosco. O Alexandre teve a idéia de envolver a Expand, atual importadora do Mendel que prontamente se dispôs a patrocinar nosso evento.

A degustação foi no Bar des Arts do Itaim, dentro da loja da Expand que, por sinal, é belíssima! Quem ainda não conhece não sabe o que está perdendo. Ao chegar por lá fui recebido pelo pessoal da Expand com o belo Prosecco Fontini Treviso enquanto aguardávamos os outros chegarem. O grupo convidado era um time de peso, vejam só:

x Álvaro César Galvão (Divino Guia);
x Beto Duarte (Papo de Vinho);
x Daniel Perches (Vinhos de Corte);
x Déco Rossi (Enodeco);
x Jeriel Costa (Blog do Jeriel);
x João Filipe Clemente (Falando de Vinhos).

Além deste que vos escreve, o Cristiano e o Alexandre que já citei.

Enquanto aguardávamos o início da degustação tivemos uma bela surpresa. Fomos recebidos pelo Otávio Piva e seu filho. Qualquer texto, livro ou revista que fale da história do vinho do Brasil e não cite o Otávio estará cometendo um sacrilégio! O Otávio começou a importação de vinhos para o Brasil em 1974, quando iniciou a importação do Cousino Mansul. O Otávio comentou sobre como acertou na importação do Mendel, uma vinícola relativamente recente na Argentina, e que vem recebendo diversas premiações mundiais nos seus vinhos.

Falando um pouco da Mendel, a vinícola personifica a união de Roberto de la Mota, um dos mais respeitados e experientes enólogos da Argentina com uma família estabelecida na Argentina. Juntos, são dedicados à produção de vinhos de inquestionável qualidade ao expressar a qualidade e o caráter de antigas vinhas de Malbec e Cabernet Sauvignon em Lujan de Cuyo, Mendoza, Argentina.

Foram escolhidos os melhores lotes das vinhas de quase 80 anos de idade, prestando rigorosa atenção a cada detalhe do processo de vinificação artesanal, desde a triagem dos cachos a fermentação em pequenos tanques de carvalho francês. Vinhas antigas, pessoas apaixonadas, experiência e amizade se misturam para criar os notáveis vinhos da Mendel.

Inovando uma degustação Vertical, o Álvaro, primeiro a chegar, sugeriu que a degustação fosse feitas às cegas e assim foi feito!

Taças prontas para a degustação

 
O primeiro ponto que chamou a atenção de todos foi a coloração dos vinhos. Através da análise visual era impossível determinar qual vinho era mais novo ou mais velho o que demonstra como os vinhos são muito bem feitos. O segundo ponto, e este citado pelo João, foi em relação à graduação alcóolica. Todos em torno dos 14% o que, para um vinho Top argentino, é uma graduação, digamos, educada!

Os vinhos, em linhas gerais, eram todos muito elegantes. No nariz toda a tipicidade da Malbec, frutas vermelhas, cereja, ameixa. Trazia também café e couro. No paladar taninos redondos, boa acidez e excelente persistência.

Comecei minha análise e a “brincadeira” era tentar acertar a safra e dizer qual dos 5 vinhos você tinha gostado mais. Os dois mais antigos, Safras de 2004 e 2005, não foram tão difíceis de serem identificados, pelo menos eu tinha achado isto! A Ana Rita, Sommelier da Expand, conduziu com maestria a degustação. Chegou então a hora de cada um tentar descobrir as safras dos vinhos e dizer qual que tinha gostado. Só um dos presentes acertou os cinco! Parabéns ao Alexandre Frias, do blog Diário de Baco.

Fiquei feliz com meu desempenho! Hehe. Dos cinco vinhos eu acertei três, as safras mais antigas, de 2004 a 2006. Já o 2007 e o 2008 eu troquei um pelo outro.

No final da degustação fomos gentilmente presenteados pela Expand com Prosecco Fontini Valdobbiadene DOCG, o irmão mais velho do Prosecco que bebemos antes da degustação. É claro que em breve postarei minhas impressões sobre ele também aqui no Enoleigos.

Finalizada a degustação fomos, mais uma vez, presenteados com um delicioso jantar no Bar des Arts. Para harmonizar com o jantar, mais uma surpresa! A Expand nos serviu o Mendel Unus 2007, um vinho mais Premium que o Mendel Malbec, um blend de 70% de Malbec e 30% de Cabernet Sauvignon. O que achei do Unus? Hum, ele vai merecer um post só pra ele!

Foi ou não foi uma noite memorável? Pensei em colocar as fotos aqui no post, mas, como foram muitas, achei melhor compartilhar com todos no Picasa do Enoleigos.

Obrigado ao Cristiano pela paciência e pelo convite!

Obrigado ao Alexandre pela idéia!

Obrigado à Expand pela recepção primorosa!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Um comentário:

  1. Ola Kauffman!!!!

    Parabens pelo sucesso!! Gostaria muito de ver as suas notas na vertical... Me traz boas lembrancas!!

    Espero em breve participar de um tasting com voces.

    Um grande abraco!

    Cristiano Moura

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...