O primeiro dia de todo mês é sempre cercado de muita expectativa pois, afinal de contas, é o dia aonde todos os confrades publicam seus posts sobre o Vinho da Confraria Brasileira dos Enoblogs (CBE). Cada mês a escolha recai sobre um confrade. Neste mês coube ao Gil, do blog Vinho para Todos. O Gil escolheu o tema "Um vinho da uva Gewurztraminer, qualquer país, sem limite de preço”. Cá entre nós um excelente tema para o calor que estamos enfrentando!
Gosto muito desta linha Winemaker Lot e curiosamente esta linha não é comercializada no Chile, somente no Brasil e no Reino Unido. Já adianto que, por este motivo, não consegui encontrar as notas técnicas deste belo vinho no site da Concha y Toro.
A Uva escolhida, Gewurz para os íntimos, produz vinhos brancos ricos, de cor amarelo-ouro e aroma intenso (rosas, canela e gengibre), com toques picantes. No Brasil, começa a ser produzida e já dá bons vinhos.
Encontrou seu melhor solo na região francesa da Alsácia, mas também é encontrada na Alemanha e outras regiões de clima frio. Possui cachos e bagas rosados pequenos.
Já comentei aqui outro vinho da mesma uva e também no chile. Foi o Carmen 2009 também escolha para a confraria.
Cultivada no terroir do Chile, esta uva transmite notas florais, lichia (característico da uva), pêssego e especiarias. Possui bom corpo, acidez e é persistente.
Particularmente gosto muito dos vinhos produzidos com esta uva e, vale a dica, é um vinho branco que costuma fazer sucesso com todos!
Vamos então ao que eu achei do vinho:
Visual: Garrafa bonita, seguindo uma espécie de linha especial e limitada, que realmente é! Aqui eles utilizaram a screw cap e não a rolha de cortiça. A Gewurz já traz uma coloração mais dourada. Como a safra aqui é de 2007 eu esperava um vinho um pouco mais evoluído. Ao servir isto se comprovou. Coloração amarelo bem dourado, mostrando a casta e a evolução. Lágrimas gordas, passando sensação de untosidade.
Olfato: Muito, mas muito aromático! Uma deliciosa mistura de frutas amarelas (damasco), floral e mel. Chegou a me lembrar o aroma de alguns Late Harvest que já provei. Agradou!
Paladar: Um vinho branco para quem diz não gostar de vinhos brancos. Está perfeito e no seu apogeu! É daqueles vinhos que você abre e se pergunta pq não comprou mais garrafas! Rs. Um vinho com personalidade. Na boca, além dos frutos, traz também algumas notas minerais. Vivo e com boa estrutura. Textura sedosa. Sabor intenso e muito presente. Retrogosto remetendo para o adocicado. Final persistente e deixando bastante floral.
O que a Expand, importadora deste vinho, diz sobre ele:
Coloração amarelo palha , aromas de frutas maduras como lichia, pedra úmida , no paladar é um vinho com boa acidez , leve ,suave e com ótimo frescor.
País: Chile
Região: Vale de Casablanca
Uva: Gewurztraminer
Graduação Alcoólica: 13%
Temperatura de Serviço: 8 a 10.
Vinificação: Fermentação em cubas de aço inox com temperatura controlada e estágio de 05 meses em barricas francesas.
Harmonização: Acompanha peixes , frutos do mar , saladas verdes com molho cítrico e culinária japonesa.
Este vinho ainda não foi publicado pela Wine Spectator nem pela Wine Advocate.
A CyT, como de costume, está de parabéns! Um vinho muito gostoso, simples mas sem defeitos, gastronômico e em seu apogeu. Cheguei a ficar um pouco receoso pela safra, mas o vinho estava perfeito! Com certeza visitarei a Expand nos próximos dias para comprar mais umas garrafas deste Gewur e dos outros brancos da linha Winemakers Lot que estão em promoção!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman
Esta linha Winemaker's é bem bacana, pelo que eu já bebi!
ResponderExcluirE a Expand está liquidando os brancos dela de safras mais antigas - como esta tua - a cerca de 35 reais. Tá de graça! Se o frete para Salvador não fosse extorsivo, eu compraria algumas, não só de Gewurz mas como de Riesling e Viognier!
O absurdo é que o preço deste vinho no Brasil varia de 70 a 100 reais. Em Londres eu vi ele sendo vendido a 6 libras.
Um abraço!
Fala Confrade!
ResponderExcluirA Winemakers é realmente uma série muito bacana da CyT. Fiquei pasmo com o preço que você está pagando nos vinhos aí em Salvador! Cheguei a comentar este Carmen (http://www.enoleigos.com.br/2010/10/carmen-gewurztraminer-2009-cbe.html) e na época falei muito bem dele pelo "custo x benefício" que apresentava, já que paguei R$30,00. Concordo que para R$50,00 o vinho deixa a desejar.
Uma pena a Expand não ter um programa de fretes gratuitos como faz a Wine.
Um Abraço e obrigado pela!
Gustavo