Este é daqueles vinhos que está tão barato no supermercado que me dá uma curiosidade danada de ver o que tem dentro da garrafa. Custou R$13,00 na rede de supermercados Sonda!
A Vinícola Estancia Mendoza é localizada em Tupungato, terras altas de Mendoza. Esta região, conhecida como Valle de Uco e reconhecida como um dos melhores terroirs do mundo do vinho é um lugar ideal para o cultivo de videiras e fazer vinhos de alta qualidade. Localizado a 1.100 metros, solos pedregosos com boa drenagem, onde as plantações são rústicas pelo rígido verão inverno com muita neve, e regada com água mineral de derretimento dos Andes.
As noites quentes e dias frescos criam as condições para amplitude térmica de até 20 º C em um dia, o que combinado com a radiação solar constante na primavera e no verão, oferecem condições ideais para a realização de excelentes uvas, que, indiscutivelmente, darão grandes vinhos
Estancia Mendoza tem uma linha de bi-varietais Merlot, Malbec, Cabernet-Malbec e Chardonnay Chenin-, uma segunda linha representada pelo jovem Cabernet, Malbec e Chardonnay, representantes exclusivos de vinhos do Novo Mundo, tanto em frutas e seu frescor. Uma recente adição a esta linha um Syrah, que tem conquistado o gosto dos críticos mais exigentes, mas principalmente as pessoas que procuram uma nova expressão no vinho, tradicionalmente.
A Safra de 2006 foi muito boa na Argentina, o que me deixou mais animado para provar este vinho.
Vamos então ao que achei deste vinho:
Visual: Garrafa simples, mas que me chamou a atenção pelo corte (CS / Malbec) e, claro, pelo preço. Até os vinhos nacionais por este preço normalmente são muito fracos. Rolha, como era de se esperar, de plástico, mas com os dizeres do vinho. Cor de ameixa, mais pro opaco, mas límpido. Gotas gordas e lentas.
Olfato: Frutado adocicado, lembrando doces em calda. Frutas vermelhas (cereja), figo e um toque de ameixa. Não senti nenhum sinal de madeira.
Paladar: Um vinho tranqüilo, gostoso, mas bem tranqüilo. Corpo bem leve, taninos também leves e acidez correta. As frutas aparecem suavemente. O final é de curto para médio, mas persistente.
O que a Vinícola diz sobre seu vinho:
Variedad de Uva: Cabernet Sauvignon – Malbec
Vinificación: Fermentación alcóholica: leveduras selecionadas, máxima temperatura fermantación 28oC, durante 10 días y um tempo de encubado de 20 días. Fermentación maloláctica natural.
Nota de cata: De color rubí con matices violáceos. Aroma a frutos rojos con notas a hierbas. Al paladar especiado con taninos suaves de largo final.
Acompaña: Carnes rojas en general, pastas y quesos.
Até o momento não existem artigos da Wine Spectator nem da Wine Advocate sobre este vinho.
Olha, pro preço que custou, é uma excelente opção. Um vinho fácil de beber, simples é fato, mas gostoso. Sem maiores pretenções, e um vinho que eu compraria de novo e, por isto, dou a nota inicial dos vinhos que eu voltaria a comprar, ou seja, 3.5! E entra também pra lista de custo x benefício.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!