O vinho branco Perini Licoroso ganhou a única medalha de ouro do Brasil na 11ª edição do Concurso Internacional Muscat du Monde, realizado nos dias 30 de junho e 1º de julho em Frontignan La Peyrade, no Sul da França. O rótulo da Vinícola Perini ainda foi listado entre os 10 melhores moscatéis do mundo. "É um reconhecimento e tanto para a Perini neste que é o mais prestigiado concurso de avaliação de rótulos moscatéis de todo o mundo", avalia o diretor-presidente da vinícola, Benildo Perini.
O moscatel Perini Aquarela, elaborado pelo método Asti, conquistou a medalha de prata, ao lado de outros quatro rótulos brasileiros. O concurso organizado pelo Fórum Enologia foi disputado por 210 vinhos de 23 países. O júri de 55 especialistas de diversas nacionalidades, sendo 45% franceses, conferiu medalhas a apenas 33% dos rótulos inscritos. Foram 25 medalhas de ouro e 49 de prata entregues aos participantes.
Terra do moscatel
Farroupilha, na Serra Gaúcha, ao lado de Caxias do Sul, é o maior produtor de uvas moscatéis do País. Conforme dados da safra de 2011 da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), foram produzidos 7,7 milhões de quilos de moscato branco no município, perfazendo 46% do total do Rio Grande do Sul, que somou 16,7 milhões de quilos. Segundo o presidente da Afavin, Tiago Tonini, na safra de 2010, Farroupilha produziu 3,6 milhões de quilos de moscato branco, 42% do total gaúcho, que foi de 8,5 milhões de quilos na safra passada.
Em parceria com a Embrapa Uva e Vinho, a Afavin e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) buscam a Indicação Geográfica (IG) dos vinhos da região, tendo em vista especialmente a produção de espumantes e vinhos moscatéis. Em 2008, a entidade deu a largada em estudos para delimitação do território da IG.
Saiba mais sobre a Perini
A Vinícola Perini completa 40 safras seguidas em 2011. Uma das cinco maiores vinícolas do Brasil em volume produzido, a Perini cresceu 23,5% em 2010 em relação a 2009, puxada pelas vendas de suco de uva, espumantes e, a novidade, os vinhos finos. O maior destaque foi o suco de uva, que teve acréscimo de 40% no volume comercializado com as marcas Jota Pe e Perini. A comercialização de espumantes das marcas Perini e Casa Perini somaram 30% de aumento no ano passado. Nos vinhos o incremento foi de 20,7% com a linha de vinhos finos Jota Pe e de 11% com os vinhos Casa Perini. Para este ano, a meta é conquistar um crescimento global de 20%.
De caráter familiar, fundada em 1970, a Perini é conhecida no Brasil todo por produzir a consagrada marca Jota Pe. A marca Casa Perini foi lançada em 1996 com o objetivo de ser uma linha exclusiva de vinhos e espumantes de alta qualidade elaborados com uvas viníferas de produção própria. Um dos diferenciais da Perini é ser a primeira vinícola do Brasil a ter seus produtos 100% rastreados. Os produtos (sucos, vinhos, espumantes e frisantes) das marcas Jota Pe, Perini e Casa Perini são elaborados a partir de uvas de videiras européias certificadas conduzidas em espaldeiras Y. A tradição familiar ainda leva ao mercado a "Pretinha", um licor a base de grappa com um composto de frutas da região produzido artesanalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!