Bistrô em São Paulo oferece maior carta de vinhos biodinâmicos do Brasil
Que o consumo de vinho faz bem à saúde, ninguém contesta. Mas poucos argumentam quanto às substâncias adicionados às uvas fermentadas. Para produzir em larga escala, algumas vinícolas utilizam conservantes e agrotóxicos na plantação. Portanto, o consumo de vinho já não pode ser tão benéfico para saúde. Seguindo a mesma linha da gastronomia orgânica, que vem ganhando espaço no mercado e cada vez mais adeptos nos últimos anos, a Enoteca Saint VinSaint aposta nos vinhos biodinâmicos.
Lis Cereja, sommelier e dona da casa, orgulha-se em oferecer a maior carta de vinhos biodinâmicos do Brasil. Segundo a especialista, diferente da vitivinicultura convencional, a plantação sustentável busca o equilíbrio entre a produtividade, saúde das plantas e menor grau possível de intervenção na natureza. “Os aditivos são usados em quantidades bem menores e com mais consciência, mas ainda há uma pequena intervenção de substâncias sintéticas e conservantes, como dióxido de enxofre”, explica Lis.
As regras de certificação para vinhos biológicos ou orgânicos são rígidas e bem específicas. Uma delas proíbe o uso de qualquer tipo de substância química sintética e, para controlar pragas na plantação, os produtores devem usar predadores naturais. Além disso, os adubos e compostos usados na videira também devem ser biológicos e certificados. Para Lis, o biodinamismo deve ser encarado de maneira séria pelos consumidores e também pelos produtores. “Não é uma questão de moda ou de marketing. O vinho biodinâmico deve ser uma proposta de vida saudável e equilibrada, em harmonia, inclusive, com o ambiente em que vivemos”, diz.
A sommelier diz que a maioria dos vinhos biodinâmicos é excelente, pela sua qualidade, mas que há alguns de péssima qualidade. “O vinho depende muito da seriedade, do conhecimento e do comprometimento do produtor”, comenta Lis. Na carta de vinhos da Enoteca Saint VinSaint, Lis destaca alguns rótulos como Kharacter, Racines, L'anglore La Pierre Chaude, Quartz, Le Loup dans la Bergerie, La Nita, Vina Tondonia Reserva 1991, Quinta da Covela Tinto Escolha, Tissot Rouge e Tissot Blanc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!