sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sustentabilidade ambiental na vitivinicultura em pauta no Seminário da Metade Sul


Tema será apresentado por convidado internacional, que abordará realizações dentro de tal conceito mundo afora.

Sustentabilidade ambiental: tão em voga na atualidade, o conceito e suas implicações em relação ao mundo da uva e do vinho será um dos temas em debate no VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS, que acontece quinta e sexta-feira da próxima semana, dias 11 e 12 de Agosto, no Clube Comercial, em Bagé. O assunto será abordado por um convidado internacional: o engenheiro agrônomo francês Gaspar-Emmanuel Desurmont, mestrando em Viticultura e Enologia pelo programa de pós-graduação internacional Vinifera Euromaster.

No momento em estágio na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS), para a coleta de dados para elaboração de sua dissertação de mestrado, Desurmont apresentará o que se faz em termos de sustentabilidade ambiental na vitivinicultura na África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos, França e Chile. No caso dos três últimos países, a propósito, falará na condição de quem visitou sua viticultura sustentável, justamente para aprofundar estudos na área.

O francês abordará, ainda, o fato de que o Brasil, até o momento, não tem projetos consistentes na área. Por outro lado, iniciativas em favor da vitivinicultura sustentável podem representar uma ótima oportunidade para a produção de vinhos na Campanha Gaúcha. Isso porque o ‘bioma Pampa’ – o ecossistema da região – é um dos mais preservados do Brasil, o que pode ser alavancado como elemento de valorização e competitividade para a vitivinicultura regional. “Iniciativas locais com foco em ecologia e responsabilidade social podem se constituir em importante ferramenta que auxilie a comunicação, influenciando o consumidor na escolha de determinado vinho”, diz Desurmont.

O VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS é uma promoção de Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS, Embrapa Uva e Vinho, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Emater-RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e Sebrae-RS, com apoio da Associação Bageense dos Fruticultores e de diversas instituições públicas e privadas. O público-alvo do evento são empresários, vitivinicultores, técnicos e lideranças setoriais e políticas.

O valor da inscrição para o Seminário é de R$ 30,00 para estudantes e, de R$ 60,00 para os demais públicos. Mais informações sobre o evento em http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/metadesul2011/.

Fonte: Embrapa Uva e Vinho, jornalista Giovani Capra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...