Como ainda estamos em Janeiro, com um calor de derreter qualquer um, nada melhor do que falar sobre espumantes e principalmente sobre as jóias que já são produzidas aqui em nosso país.
Hoje é a vez da vinícola Sozo, situada em Vacaria / RS, um local belíssimo que vem produzindo belos vinhos na altitude gaúcha (mil metros de altitude). Estive em Vacaria em Julho de 2011 e você pode ver algumas fotos do local neste post.
A proposta de uma pequena adega familiar para produzir vinhos finos tem raízes históricas e se projeta em desafio para o futuro, participando do novo mercado com a diversidade de terroir, castas, tecnologias e a arte do enólogo para surpreender os consumidores.
José Sozo, bisneto de italianos que chegaram ao Brasil em 1878 e de três gerações que aqui sobreviveram da uva e do vinho, assina a marca da família com paixão e qualidade.
As uvas são todas cultivadas em Vacaria, mas a vinificação fica por conta da Embrapa.
Vamos então ao que achei do Espumante Sozo Imagination Brut:
Visual: Garrafa lindíssima, no estilo que acho a mais elegante que, por si só, já é um diferencial. O rótulo também está muito bem trabalhado. Achei a rolha um pouco curta demais. Na taça tem uma excelente perlage. Bem fina, abundante, aparecendo na taça toda e muito persistente. Na coloração mostra um palha com reflexos amarelos, demonstrando certa evolução e curiosamente alguns reflexos também róseos. Talvez a vinificação da Pinot tenha tido algum contato com a casca.
Olfato: Boa complexidade, mas não explode em aromas. Um aroma de pão e fermento, um leve toque de tostado e notas sutis de frutas brancas. Consegui identificar melão e abacaxi.
Paladar: A perlage também explode muito bem no palato, envolvendo toda a extensão da língua. Traz a complexidade também em boca que, aliada a acidez deste espumante, o deixa bem gastronômico. Boa cremosidade e final de persistência média.
O que a Sozo fala sobre seu espumante:
País: Brasil
Região: Campos de Cima da Serra
Produtor: Vinícola Sozo
Tipo: Branco
Safra: 2009
Composição: 60% Pinot Noir e 40% Chardonnay
Volume: 750 ml
Grad. Alcoólica: 12,5% Vol
Temp. de Serviço: Entre 7 e 9ºC
Combinações: Acompanha pescados e carnes brancas, em happy-hour, comemorações e na eleição de suas preferências.
Notas: De coloração clara, límpida e leve tonalidade cobre, perlage fino e intenso com permanência longa na taça, realçando aromas finos e delicados de pão tostado e frutas secas. Em boca é elegante, cremoso, com acidez firme e um final longo de frutas secas.
É, sem sombra de dúvidas, mais um belo exemplar dos espumantes Brasileiros. Acredito que ainda possa melhorar em sua complexidade de aromas.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!