segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bodega del fin del mundo Special Blend Reserva 2006

A Bodega del Fin del Mundo é a maior bodega argentina da região da patagônia. O desafio de fazer da Patagônia um novo pólo vinícola começou em 1996. As terras escolhidas pela bodega estão em San Patrício del Chañar, província de Neuquén. Por problemas de irrigação, inicialmente foi necessário um grande esforço e a construção de um canal próprio de 20km para levar água aonde as uvas seriam plantadas.

Os primeiros vinhedos foram plantados em 1999. Os fortes ventos obrigaram os engenheiros a proteger as plantações com espécie de cortinas e a cada planta com proteções individuais.

Os excelentes resultados destas primeiras plantações foram o passo inicial da Bodega del Fin del Mundo e de todo o pólo vinícola que estava nascendo em San Patricio del Chañar.

A primeira colheita comercial da bodega foi em 2003. Hoje seus vinhos são exportados para mais de 24 países e já foram obtidas mais de 140 medalhas nos concursos internacionais mais importantes.

Uma trajetória de sucesso!

Esta linha Special Blend é composta pelas uvas Cabernet Sauvignon (esta leva o maior percentual), Malbec e Merlot (já esta leva o menor percentual). A safra 2006 permaneceu 100% em barricas de carvalho francês por 15 meses. Não consegui, em lugar nenhum, encontrar o percentual exato do corte. A safra de 2005 teve 45% de CS, 35% de Malbec e 20% de Merlot, fica como parâmetro.

Esta foi a segunda garrafa que abrimos no duelo entre Flamengo e Vasco, no dia 14/03/2010, que foi encerrado com uma vitória rubro negra!

Vamos então ao que achamos deste belo vinho.

Visual: A garrafa é sensacional. Imponente e belíssima. A rolha trouxe também boas impressões pois, ao tirar a cápsula, vemos na rolha o ano da safra e um número do lote. Na taça se mostrou um vinho intenso e brilhante. Cor violeta bem intenso. Gotas médias, rápidas e espaçadas.

Aroma: Frutas vemelhas suculentas. Me lembrou em especial morando e cereja. Traz também vanilla e um final de coco.

Paladar: Ao entrar na boca as frutas vermelhas são intensificadas e o coco quase some. Vinho bem equilibrado e com belo corpo. Taninos quase doces, bem sutis. Acidez em harmonia com o conjunto. Vai abrindo na boca, pouco retrogosto e final gostoso, mas não tão longo. Um vinho potente e elegante.

O que diz a vinícola:

VINIFICACIÓN: Maceración por 28 días. Fermentación malo-láctica 100%. Vino de Crianza, 15 meses en 100 % en barricas de roble francés. Se embotelló a fines de Agosto de 2007.

NOTAS DE CATA: Color rojo púrpura intenso. Intenso aroma a frutos rojos, con notas de coco, chocolate y tabaco. En boca se presenta frutado, sedoso, equilibrado, sensual, con palpables taninos suaves. Vino muy elegante con un extraordinario final de boca.

POTENCIAL DE GUARDA: 10 años.

Um belíssimo vinho, sem sombra de dúvidas. Vai levar a mesma nota do Septima, a primeira garrafa que degustamos neste dia, mas, no meu gosto, preferi a maior complexidade do Septima.

Nós ganhamos esta garrafa, logo não sabíamos do seu preço. Como um dos indicadores do Enoleigos é o preço dos vinhos, fui pesquisar na Internet. É um vinho caro, na faixa dos R$150,00. Até agora é o vinho mais caro que colocamos aqui no Enoleigos.

Em breve degustaremos por aqui outros vinhos desta mesma bodega, só que na linha reserva, em Malbec e Pinot Noir!

Nota 4.

(GK)

6 comentários:

  1. Olá Meu Amigo,

    A resposta de sua pergunta está diretamente relacionada ao local aonde comprará este vinho. Se for aqui no Brasil minha resposta seria que não vale!! Já se você tiver a oportunidade de comprá-lo na Argentina, ou até mesmo em algum Dutty Free aqui do Brasil (aonde ele sai por USD50,00 ou R$90,00), aí vale a pena!

    Tem alguns vinhos que chegam a ser proibitivos se comprados por aqui.

    Enoabraços e, mais uma vez, obrigado pela visita!!

    ResponderExcluir
  2. André luciano -POrto Alegre25 de agosto de 2010 às 10:57

    Belissimo vinho com personalidade, vale quanto pesa! parabéns enoleigos por suas fiéis avaliações!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá André Luciano,

    Muito obrigado por sua visita!

    É muito legal receber feedback de nossos leitores.

    Abraços,
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo vinho mesom Yuri! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...