Quem me acompanha no Enoleigos sabe que tenho mergulhado de cabeça Universo dos vinhos produzidos em nosso país. Só neste ano (2011), estive nas Serras Gaúchas por duas vezes, uma no projeto imagem em Maio e logo após em Julho de férias com minha amada esposa.
Nas duas viagens que fiz tive a oportunidade de conhecer diversas vinícolas como, por exemplo, Angheben, Aurora, Santon, Valduga, Valmarino, Pizzato e tantas outras. Os vinhos? Ah os vinhos, quantas descobertas simplesmente sensacionais! Vinhos equilibrados, com estrutura, mostrando muita tipicidade. Vinhos longevos e gastronômicos. Vinhos que, com toda certeza, surpreenderão também a você que ainda não os conhece.
Inebriado por este universo tive a idéia de promover uma degustação para eleger qual o melhor vinho Brasileiro existente hoje. Enquanto discutia a ideia com o pessoal do IBRAVIN, achamos melhor colocar um teto de R$200,00 para cada garrafa e também evitar vinhos que o consumidor final tenha muita dificuldade em encontrar.
Os vinhos selecionados foram:
Os vinhos serão degustados por 14 profissionais (sommeliers, enófilos e profissionais do vinho), utilizando a pontuação dos concursos internacionais de vinho e, claro, será às cegas! Importante citar que procuramos selecionar vinhos de todas as regiões produtoras do Brasil.
A degustação contará também com uma novidade. Se algum dos 14 degustadores achar que um vinho Brasileiro foi prejudicado ao não aparecer na lista acima, ele poderá levar o vinho que será integrado aos demais no mesmo painel.
Acompanhe conosco os detalhes e novidades desta degustação que promete ser um sucesso! A degustação ocorrerá no dia 19/09.
Algum de você teria um palpite de quem será o vencedor?
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Esse concurso não deveria se chamar melhor vinho TINTO brasileiro?
ResponderExcluirStevan,
ResponderExcluirObrigado por sua visita! Você tem razão, o concurso abrangerá somente vinhos Tintos. Não teremos painéis, ao menos neste evento, para vinhos brancos e espumantes.
Abs,
Gustavo
Que bom que um vinho do nordeste está nesta lista.
ResponderExcluirOlá Lie Carvalho!
ResponderExcluirSim, com certeza, não poderíamos ter deixado o Vale do São Francisco de fora. Por sinal, como escrevi no post, procuramos ter amostras de praticamente todas as regiões produtoras do Brasil. Santa Catarina, Vale do São Francisco, Vale dos Vinhedos e Encruzilhada do Sul são alguns exemplos.
Um Abraço e obrigado pelo comentário,
Gustavo
Como representante de Villa Francioni e mais recentemetne, da Pizzato, não me sinto isento o suficiente. MAs, sobretudo, gostei da iniciativa, pois tal como você, sou entusiasta dos vinhos nacionais e, embora, meu trabalho com vinhos não seja minha atividade principal, é uma "questão de honra", colocar vinhos nacionais em todas as Cartas sob a minha "supervisão". Sempre que possível, escrevo artigos sobre isso.
ResponderExcluirEm suma, parabéns pela iniciativa.
Olá Marcelo,
ResponderExcluirOs vinhos Brasileiros realmente entraram de vez em minha vida e, a cada dia, me pego surpreendido por eles. Estou animado com a degustação!!! Os seus representados com certeza estão bem cotados.
Abs e obrigado pela visita!
Gustavo