segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Robert Mondavi Private Selection Chardonnay 2008


Já fazia tempo que eu estava querendo abrir esta garrafa. Sábado, tempo gostoso, calor mas não aquele calor inusuportável, perfeito para um bom chardonnay no almoço e foi o que fiz!

O Mondavi é “o cara” quando o assunto são os vinhos dos Estados Unidos. Um verdadeiro poeta em tudo que faz. Uma das frases célebres dele é a “A meal without wine, is like a day without sunshine!”.

Robert Mondavi acredita que o caminho para uma vida mais graciosa conduz, através da apreciação do vinho, arte, alimentos e. Ele acreditava que o Napa Valley poderia ser o centro para esse estilo de vida, produzindo vinhos que pertencia na empresa dos grandes vinhos do mundo, e os vinhos que pertencia à mesa da família.

Criado em uma família tradicional italiana, Robert Mondavi entendeu que o compartilhar um bom vinho e boa comida com a família e amigos é um dos grandes prazeres da vida. Ele viu o potencial do então desconhecido Napa Valley para ser uma região vinícola eminente e centro cultural para a sua visão.

Em 1966, encorajado pelo entusiasmo sem limites, ele construiu o primeiro grande complexo vinícola no vale desde a proibição do consumo de álcool nos Estados Unidos: Robert Mondavi Winery. Desde então sua vinícola tem recebido milhares de convidados para compartilhar o amor de Robert de vinho, arte e alimentos

Através da inovação vinificação incansável, um olho intransigente de qualidade e fé inabalável nos vinhedos da Califórnia, Robert Mondavi percebeu que sua visão de criar uma coleção dos vinhos mais reconhecidos e mais amadas do mundo. Mais importante, ele percebeu que sua visão de Napa Valley como o centro do vinho em todo o mundo e da cultura de alimentos que enriqueceu a vida de milhões.

Podemos dizer, sem medo de errra, que Robert Mondavi foi o principal responsável pela revolução vinícola que ocorreu nos Estados Unidos. Só temos que agradecer a ele!

E a Chardonnay? A uva branca de maior prestígio no mundo! Leia mais sobre ela no artigo “Série Uvas – A Branca Chardonnay.

Vamos então ao que achei deste vinho:

Visual: A garrafa é simples mas o rótulo é bem interessante com o recorte na parte superior. Rolha de material artificial, personalizada para a vinícola e com uma frase do Robert Mondavi. Na taça já mostra evolução em sua cor amarelo dourado.

Olfato: No nariz não é tão aberto mas exibe uma pequena complexidade. Nas frutas destaque para abacaxi, pêssego e pêra. Boa dose de amanteigado e um pouco de baunilha proveniente de sua passagem pelo carvalho. Ao fundo uma pequena pitada de pimenta.

Paladar: O ataque inicial na boca é bem mais intenso do que no nariz trazendo também mais complexidade ao palato. Excelente acidez e um final bastante persistente.

O que Robert Mondavi fala sobre seu Chardonnay:

Our Central Coast Chardonnay grapes enjoyed an extended period maturing on the vine, resulting in fruit with impressively concentrated flavors and richness.

BLEND PERCENTAGE: 100% Chardonnay

APPELLATION: 100% Central Coast, including 75% Monterey County

ALCOHOL: 13,5%

O link para as notas técnicas não estava funcionando.

A Wine Spectator e a Wine Advocate ainda não comentaram a linha Private Selecion da Robert Mondavi.

Acompanhou um raviole recheado com queijo brie ao molho de camarões, alho poró, tomate cereja e cream cheese. Harmonizou muito bem, valorizando e muito os sabores do prazo que, por sua vez, enriqueceu a experiência de degustar este vinho.

Um vinhoaço! Gostei bastante. A Safra 2010 está a venda na Wine por R$110,00. Achei este preço caro. O degustado veio no ClubeW e saiu na faixa de R$50,00.

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...