quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

The Wine Advocate dá classificação máxima a vinho português e, pasme, foram 96 pontos!

Acabou de ser publicado, no site de Robert Parker (Wine Advocate, USA), o número da revista com data de 23 de Dezembro, na qual vêm publicados os resultados da última prova de vinhos Portugueses feita por Mark Squires.

 
Nesta o vinho Quinta Vale D. Maria 2009 Douro Tinto foi considerado o melhor vinho Português da colheita de 2009, com 96 pontos, a maior classificação de sempre atribuída pela publicação de Robert Parker a um vinho Português (que não Porto, Madeira ou Moscatel). Até hoje só quatro vinhos Portugueses mereceram tal pontuação por esta revista especializada.

É a 3ª vez, a segunda vez seguida, que um vinho da Quinta Vale D. Maria é considerado o melhor vinho Português da colheita, nas provas das quatro últimas colheitas (colheitas de 2006, 2007, 2008 e 2009).

O vinho Quinta Vale D. Maria 2009 Douro Tinto é também o único vinho Português da colheita de 2009, de entre todos os vinhos mundiais desta mesma colheita provados e classificados pela Wine Advocate, na lista dos "Extraordinary Wines" do ano (os vinhos entre 96 e 100 pontos).

Agora, venhamos e convenhamos, não gosto de falar estas coisas mas que tinha algo de estranho nas notas conferidas pelo Jay Miller aos vinhos Argentinos isto tinha! Não que os vinhos argentinos não sejam bons, eu mesmo sou um admirador e isto não é novidade para ninguém.

O que fica estranho é o mesmo órgão que conferiu como nota máxima de 96 pontos para os Vinhos Portugueses Tranquilos, ou seja, que não Porto, Madeira ou Moscatel, tenha também pontuado diversos vinhos argentinos com 97, 98 e até 99 pontos. A lista dos vinhos argentinos com 96 pontos ou mais pode ser consultada aqui.

Vale pensar no assunto!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...