quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Casa Perini Marselan 2005



Tive a oportunidade de visitar a Perini em Maio de 2011 no Projeto Imagem promovido pelo IBRAVIN. Sem sombra de dúvidas uma das vinícolas mais promissoras de nosso país.

Há mais de 130 anos, os imigrantes Antonio e Giuseppe Perini chegavam ao Brasil trazendo da Itália a arte de transformar a uva em vinho, junto com a imagem do Santo Anjo da Guarda para abençoar o Vale onde a Família Perini iria viver. Acreditavam que seu amor pela terra, unido à benção do  Santo, daria um sabor especial às uvas que cultivavam. Lenda  ou não, há quatro gerações os Perini seguem produzindo  vinhos de excelente qualidade.

No entanto, a produção vinícola teve início mais tarde, com João Perini em 1928, quando a partir daí começou a expansão e, gradativamente, a aprimoração do processo de elaboração em todos os aspectos, desde o cultivo de novas variedades viníferas até o produto final.

Em 2005, a Perini adquire a Vinícola De Lantier em Garibaldi ( unidade da Bacardi – Martini Brasil), ampliando sua capacidade física total de 7,5 para 16 milhões de litros, além de verticalizar a elaboração dos Espumantes Casa Perini e aprimorar seus equipamentos tecnológicos utilizados para vinificação.

Atualmente, a Vinícola Perini conta com 12 hectares de vinhedos localizados em Garibaldi e 80 hectares em Farroupilha, agregando uma área total de 92 hectares, sendo que parte desta área possui o diferencial de ser produzida com uvas de videiras européias certificadas. Neste sistema, as parreiras são sustentadas por estruturas em forma de "Y" que garantem a elaboração própria dos Espumantes Premium, Licoroso e Suco Perini, Vinhos e Espumantes Casa Perini, Vinhos e Suco Jota Pe, Vinhos Santos Anjos e Licor de Grappa Pretinha.

Em minha visita a cepa que mais me agradou foi esta, a Marselan, uma uva pouco conhecida pela grande maioria dos enófilos. É uma cepa que vem tido excelentes resultados no solo gaúcho, não só na Perini como também em outras vinícolas. Esta uva é um cruzamento entre Cabernet Sauvignon e a Grenache. Foi criada no ano de 1961 perto da cidade francesa de Marseillan . A cepa é cultivada principalmente no Languedoc região com algumas plantações na Costa Norte da Califórnia. Produz um vinho tinto de médio corpo.

Vamos então ao que eu achei deste vinho:

Visual: Garrafa sem maiores chamarizes, rótulo simples mas elegante. Rolha de compensado de cortiça personalizada para a vinícola. Ao servir na taça vemos uma coloração muito escura e opaca. O halo apresenta sutis sinais de evolução, bem sutis. Lágrimas lentas, gordas e tingindo levemente a taça.

Olfato: Impressiona pela intensidade e tipicidade. Um aroma bastante intenso, que agrada bastante mas que não estamos habituados a sentir. Sim, apresenta frutas, aqui em especial as vermelhas já maduras. A diferença aparenta estar em notas defumadas perfeitamente integradas ao vinho. Aparecem também notas de chocolate amargo e, ao final, pitadas de especiaria para temperar. Uma complexidade muito interessante.

Paladar: Na boca também surpreende. Essencialmente frutado com corpo leve para médio. Os taninos ainda se mostram presentes, mas de excelente qualidade. Acidez também marcando presença. Final de boa persistência.

O que a Perini diz sobre seu vinho:

Uva de origem francesa, resultante do cruzamento entre Cabernet Sauvignon e Grenache-noir. Vinho de coloração intensa, boa estrutura, com taninos macios e aroma delicado de frutos vermelhos.”

Safra: 2008
Graduação Alcoólica: 12,0%
Apresentação: 750ml

Características Organolépticas: Elaborado com uvas selecionadas de variedade Marselan, cor vermelho-rubi intenso. Aromas complexos que lembram framboesa, cacau e damasco. Textura aveludada e sabor que remete a frutas em compota.


O que impressiona neste vinho não é só sua qualidade, mas também o seu preço, na casa dos R$30,00. Um vinho que encaixa perfeitamente com o Brasil. Aromático, com boa complexidade e, podemos dizer, com um toque refrescante e, claro, gastronômico. Não provei, mas este vinho com um galeto deve ficar delicioso.

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...