segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Peruzzo Cabernet Franc 2012

Nunca ouviu falar? Pois é, eu também não conhecia, e olha que conheço muitas pequenas vinícolas de nosso amado país. Conheci este vinho por acaso e, creia, não foi em degustações, feiras ou algo do gênero. Estava trabalhando em uma cidade próxima de Porto Alegre e, por este motivo, viajava para lá todas as semanas. Moro em Jundiaí e meu vôo era por Campinas. A companhia pela qual eu voava utiliza o terminal 2 de Porto Alegre, ou antigo aeroporto para alguns. Neste antigo aeroporto conheci uma pequena loja de vinhos que me encantou. A loja é especializada em Vinhos Brasileiros e também vende alguns produtos da região como Cachaças, Cervejas e Embutidos. O mais incrível é que eles não praticam “preços de aeroporto”!! Possue preços competitivos com as lojas de Porto Alegre e até mesmo em relação ao preço de varejo de algumas vinícolas da região! Se for passar por lá não deixe de visitar e procure pelo Nereu, o dono da loja, mega simpático e conhece muito de vinho Brasuca!

O Peruzzo CF foi indicação do Nereu para um dia em que meu vôo atrasou 3 horas... Eu não tinha jantado, pedi uma massa e fui conversar com o Nereu. Vi que era de uma vinícola na campanha (Bagé) e que o enólogo era ninguém mais, ninguém menos, que o Mestre Adolfo Lona pai, por exemplo, do Espumante Orus (http://www.enoleigos.com.br/2012/01/adolfo-lona-orus-pas-dose-rose-cbe.html) que me deixou de queixo caído. Pra completar o vinhos custava, no aeroporto, 35 reais a garrafa inteira. Não tive saída, até pq gosto muito da Cabernet Franc. O que seguiu depois foi minha surpresa por este vinho de excelente custo x benefício!

A Vinícola Peruzzo é muito recente. As primeiras videiras foram plantadas em 2003, provenientes de mudas importadas de renomados viveiristas da França, Itália e Portugal. A vinícola foi inaugurada em 2008 em um processo de elaboração que incorpora modernas tecnologias. Sua cave localizada no subsolo da cantina, garante que os espumantes e vinhos amadureçam sob temperaturas constantes próximas dos 18 a 20ºC.

Seu projeto teve início no mesmo ano de  2003, com a implantação dos vinhedos em 16 hectares da propriedade localizada em Bagé/RS. Partindo do princípio que a maior parte do sucesso de um grande vinho pode ser atribuídos a qualidade e diferenciação da uva produzida, temos um cuidado muito rigoroso para garantir uvas com maturação adequada, boa sanidade e segurança alimentar. Na contramão da lógica da agricultura que quanto maior a produtividade melhor o resultado final, no caso dos vinhos Peruzzo a redução da produtividade, limitando a 2,5Kg. por planta é extremamente positiva e reflete na excelência de qualidade dos vinhos e espumantes elaborados.

Os vinhedos são conduzidos no sistema de espaldeira, o que aumenta a exposição solar, melhora a aeração no vinhedo e reduz a produtividade por planta. As técnicas de poda, desbrote, desfolhe e colheita são feitas de forma manual garantindo assim maior cuidado e eficácia no processo. Preocupado em garantir uvas e consequentemente vinhos sem resíduos de agrotóxicos e contaminantes biológicos a Vinicola Peruzzo implantou as Boas Práticas Agrícolas nos vinhedos e instalações para assim controlar e reduzir todos os riscos envolvidos. 
É minha gente! Vinhos de excelente qualidade sendo produzidos em pouquíssimo tempo!!!

Vamos então ao que achei deste belo vinho:

Visual: Rótulo austero e bonito o que, diga-se de passagem, falta a muita vinícola Brasileira. Precisamos ter mais cuidado com a apresentação de nossos vinhos! Rolha de cortiça personalizada para a bodega. No exame visual, violáceo intenso, com brilho, bem vivo, escuro porém deixando transpassar um pouco de luminosidade. Lágrimas médias, lentas e sem tingir a taça.

Olfato: Jovem, fresco e muito frutado, mostrando frutas vermelhas e frutas secas como tamarindo e figo. Ao fundo um sutil toque mais apimentado. É um vinho mais descontraído, mas que também traz uma pequena dose de complexidade o que instiga e pede para ser bebido logo!

Paladar: Na boca o primeiro ataque também remete a um vinho fresco, frutado, com um pouco menos de complexidade do que no nariz. Corpo médio, acidez excelente, taninos presentes mas muito sutis e delicados e um final que me surpreendeu. Vinhos nesta faixa de preço costumam ser mais ligeiros, e aqui o final foi de médio para longo. No palato o destaque vai todos para as frutas com uma pitada mais “picante” no retrogosto.

O que a vinícola fala do seu Cabernet Franc:

Descrição: A vinícola Peruzzo se propôs a recuperar a variedade Cabernet Franc, introduzida no Brasil nos anos 70 e posteriormente abandonada, acreditando em toda sua capacidade de adaptação ao terroir da Campanha Gaúcha e sua potencialidade para elaborar vinhos tintos frescos, ligeiros, amáveis e envolventes. E essas características constituem o maior atributo deste vinho Cabernet Franc Peruzzo, saboroso e fácil de beber. A cor é vermelha rubi de boa intensidade, brilhante, seus aromas são refinados, intensos, lembram frutas frescas e o sabor é agradável, intenso e marcante. Esse vinho não passou por processo de filtragem visando manter seus atributos, portanto, pode conter depósitos no fundo da garrafa. 

Safra: 2012.

Temperatura para servir: 16 a 18oC.

Álcool: 13,9%.

Cepas: 100% Cabernet Franc.

Envelhecimento: Não passa por envelhecimento em barricas de carvalho.
  
É o Brasil produzindo vinhos de excelente qualidade por um preço competitivo. Muito bom ver isto. Um excelente custo x benefício, o que é fundamental para o consumo regular do vinho como alimento. A cultura do vinho precisa ser disseminada em nosso país. Nada melhor do que vinhos com qualidade e excelente faixa de preço para corroborar com isto! Como sempre, e este é outro problema que enfrentamos com os vinhos Brasucas, não é fácil de ser encontrado. Esta é a notícia ruim. A boa é que o site da vinícola vende o vinho diretamente para você!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...