terça-feira, 20 de abril de 2010

Santa Helena Selección del Directório (Gran Reserva) Chardonnay 2007

Inventei um riso de camarão que apelidei de “Risoto de Camarão Mediterrâneo”. Um prato colorido, fresco, com riqueza de sabores. Para acompanhar este belo prato, nada melhor que um belíssimo vinho branco. Para esta ocasião escolhi este rótulo da Santa Helena. A linha Selección del Directório, como o próprio nome traz, é a Gran Reserva da Santa Helena.

A Selección Del Directório é uma das linhas Linha top da Santa Helena, feita de vinhos 100% varietais, envelhecidos em média de 8 a 10 meses em carvalho francês e americano. São vinhos complexos, de grande corpo e estrutura, feitos com uvas selecionadas dos melhores vinhedos. Nesta linha estão incluídos 6 tipos: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Carmenére, Cabernet Sauvignon, Merlot e Pinot Noir. No Brasil é importada com exclusividade pela Interfood.

A Chardonnay é chamada de “Rainha das Uvas brancas”. A origem desta rainha é duvidosa. Durante muito tempo achava-se que era uma mutação branca da Pinot Noir e por vários anos foi apelidada de Pinot Chardonnay. Porém, a ampelografia nos mostra que é uma uva de personalidade e gene próprio. Não sabe-se ao certo a sua origem se do Oriente Médio ou da França.

Uva branca, fácil de cultivar e vinificar. Está espalhada em todo o mundo. Na Borgonha é usada na produção de clássicos de alta qualidade, como Chablis, Montrachet e Poully-Fussé, além de ser um importante ingrediente do champanhe. Por não ser uma uva aromática, a passagem pelo barril de carvalho lhe confere maior complexidade em algumas regiões.

O que sabemos de fato é que é uma uva que se adaptou em diversas regiões do mundo, principalmente na Borgonha, na região de Chablis onde todas as videiras ao redor dessa comuna são praticamente Chardonnay, e são utilizadas para fazer o renomado vinho branco seco no qual leva o mesmo nome da região. Mas nem só de Chablis vive a Chardonnay, esse varietal também da origem aos Montrachet e Poully-Fussé vinhos franceses emblemáticos. Hoje ela é muito utilizada nos EUA apresentando mais estrutura pois geralmente passa por malolática em carvalho (segunda fermentação) o que lhe confere muita estrutura, quebrando o paradigma de que vinhos brancos somente acompanham peixes. Já no Chile a rainha demonstra todo seu poder mineral e exótico e o que impressiona é o misto de tostado e frutado, o que é comum encontrarmos nos vinhos do Vale de Casa Blanca, a exemplo Morandé Pionero Chardonnay.

É uma uva ultra-versátil e bem estruturada, ora com carvalho, ora sem carvalho. Vai com frutos do mar e pescados em pratos amanteigados ou até com as fortes alcaparras. Também acompanha carnes brancas, como frango e peru. Nada mais perfeito que um Chablis com toque mineral acompanhado de uma ostra fresca. Esta é uma das harmonizações mais perfeitas do mundo. Seja o Chardonnay de qualquer região do mundo ele sempre terá mistérios a nos revelar.

Vamos então as minhas impressões deste belo vinho.

Visual: Amarelho palha não tão claro. Garrafa característica da linha Selección, com presença. Rolha de cortiça também seguindo as outras garrafas da Santa Helena que já abri por aqui.

Aroma: Minha primeira impressão foi de maçã, trazendo também pêssego, melão e damasco, um misto de frutas brancas e amarelas. Mesmo tendo passado pela madeira por madeira (6 meses em carvalho), o olfato é frutado demais, uma verdadeira explosão de sentidos.

Paladar: Maça, melão e pêssego claramente em primeiro plano. Logo após trouxe um pouco de avelã. O vinho abre na boca de uma forma sensacional, trazendo nova explosão de sabores. Retrogosto muito gostoso, final longo e persistente, deixando a boca com uma sensação deliciosa. Acidez presente e no ponto exato.

O que diz a vinícola:

Vinificação

As uvas são colhidas à mão durante a terceira semana de março, a fim de garantir uma ótima concentração aromática; a uva é transportada em 20 caixotes de kg. A fermentação é feita em barris com fermentos selecionados. A metade dos barris utilizados são de carvalho francês e a outra metade de carvalho americano. O vinho é armazenado em barris que mudam de posição semanalmente, durante 6 meses.

Notas de degustação

Amarelo brilhante com tons esverdeados. No nariz, este vinho combina aromas de frutas tropicais com aromas de baunilha. No paladar é doce e redondo; com uma acidez equilibrada. Aromas de pêssego maduro se mesclam com uma suave baunilha. Final longo e persistente.

Harmonizei, como já disse anteriormente, com meu Risoto de Camarão Mediterrâneo. Uma das melhores harmonizações que já fiz por aqui. Os 2 cresceram muito e mostraram estar em perfeita se mostrando uma combinação perfeita para um evento especial.

Não se trata de um vinho barato. Está na faixa de R$60,00, mas, na minha opinião, vale cada centavo e vai levar uma nota 4.

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...