Conheci os vinhos da Tempus Alba em um passei no Sams Club (atacadista do Wall Mart). A garrafa me chamou a atenção por ser muito bem trabalhada. O preço também estava muito barato, somente R$18,00! Falei sobre este primeiro encontro no meu post sobre o vinho Tempus Pleno 2005 , um delicioso Blend, que também comprei no mesmo mercado.
Este primeiro encontro se deu no final de 2009. De lá para cá o Enoleigos surgiu e estamos mergulhando, cada vez mais, neste fascinante universo que é o Vinho! Este tempo todo só tem servido para atestar a qualidade dos vinhos da Tempus.
A história da Tempus Alba começou no século passado, alicerçado no amor, trabalho e esperança.
A água dos Andes, não só apaga a sede de uma ambição saudável para o progresso e liberdade, mas também permitiu que as raízes da família e do crescimento de uma árvore vigorosa, que resultaram em uma descida que chegou hoje a cinco gerações.
Assim como é final, que não é final, o início de uma história, a madrugada é o fim da escuridão da noite, mas ao mesmo tempo é o começo de um novo dia cheio de luz, energia e esperança. Assim, em nosso armazém comemorar o tempo da madrugada. Esta é também a razão de seu nome: "Tempus Alba".
Uma história linda, calcada, além da qualidade de seus produtos, em muito amor e poesia. Mais uma vez recomendo uma visita ao Site da Tempus Alba!
O tempo foi passando e há pouco tempo atrás tive o prazer de receber um comentário do Leo Biondolillo, parte da família Tempus Alba, no Post que fiz sobre o Tempus Pleno. Fiquei mais feliz ainda quando soube que ele estará presente no Encontro de Vinhos, evento criado e organizado pelos Blogs Vinhos de Corte e Papo de Vinho. O evento ocorrerá no dia 05 de Agosto no Hotel San Raphael, no Largo do Arouche. Maiores detalhes podem ser obtidos através do site do Evento.
Neste evento será possível degustar os 2 vinhos TOP da Tempus Alba que ainda não estão sendo importados para o Brasil, que são o Tempus Alba Reserva del Enologo 2003 e Tempus Alba VERO 2007. Nós não iremos perder, e vocês?
Vamos então falar sobre o que eu achei deste Malbec!
Visual: Garrafa elegante que chama a atenção. Rolha de cortiça com detalhes da bodega, bem legal. Na taça trouxe cor de cereja, deixando a luminosidade passar um pouco, mas puxa mais pro opaco. Gotas gordas e rápidas.
Aroma: Mostra força, com destaque para as frutas negras e um pouco de frutas vermelhas, especialmente cereja e ameixa. A madeira também se faz bem presente. Ao fundo um sutil toque de café.
Paladar: Comprova o aroma e mostra um vinho bem potente. Taninos presentes, mas leves, sem incomodar, quase macios. Na boca as frutas é que se fazem mais presentes, aqui um especial destaque para as vermelhas. O retrogosto traz certa doçura para a boca e o final é médio e persistente.
O que diz a vinícola:
Criamos nuestros vinos como quien prepara a un hijo para la vida: honesto, noble, complejo, único. Las uvas que dieron origen a este varietal provienen de nuestros viñedos de Maipú, Mendoza; y fueron recolectadas al alba, tomando de ella toda su energía y frescura ideal para su ingreso a bodega.
Variedad: 100% Malbec.
Edad del Viñedo: 60 años.
Crianza: Ocho meses en barricas de roble de 225 litros (70% francés y 30% americano).
Estiba de Botella: Mínimo de 6 meses.
Notas de Cata: Resultado del riguroso control del proceso fermentativo, de una prolongada maceración de 30 días y de su paso por barricas de roble durante ocho meses, nace este vino color violeta profundo propio de los Malbec de la Zona Alta del Rio Mendoza, de ecelente estructura y de taninos dulces y maduros. Nuestro enólogo destaca su aroma intenso a ciruela, frutos rojos y una nota de vainilla, chocolate y café. Su entrada en boca es muy dulce, equilibrado y con un final largo que recuerda frutos maduros. Las uvas que dieron origen a este varietal provienen de viñedos propios en Maipú.
Um belo Malbec, e sensacional para ser tomado no dia a dia. Nesta faixa de preço que paguei em 2009 (R$18,00), não conheço nenhum outro rótulo que seja tão bom. Os “reservados” que são vendidos por aqui, são vendidos nesta faixa de preço e não chegam nem aos pés deste vinho. Vai levar um 3.5!
Em breve vou abrir também o Cabernet Sauvignon e postar o que achei dele por aqui.
In Vino Veritas!
(GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!