terça-feira, 14 de setembro de 2010

Aurora Reserva Chardonnay 2010

O calor retornou para São Paulo o que nos permitiu apreciar melhor este belo vinho Chardonnay que, inicialmente, havia sido programado para iniciar a Série dos Vinhos da Vinícola Aurora. Na semana passada, ao invés do Chardonnay, falamos do Cabernet Sauvignon Reserva.

A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos na Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem.

Os hábitos e a cultura europeus não foram abandonados: a antiga arte da vitivinicultura logo teve sua retomada.

No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: A Cooperativa Vinícola Aurora.

Um ano mais tarde, contabilizava a produção coletiva de 317 mil quilos de uvas, fixando a base de um empreendimento destinado não só a ser o maior, mas também um dos mais qualificados tecnologicamente.

Hoje, bem no coração de Bento Gonçalves, está a maior cooperativa vinícola do Brasil, com mais de 1300 famílias associadas, responsáveis pela produção média de 50 milhões de Kg de uvas, que resultam em aproximadamente 38 milhões de litros de vinhos anuais. Conta com capacidade de estocagem superior a 70.000.000 de litros de vinhos e a área construída de 110.000 m2.

Para atingir esta liderança, posição que ocupa há mais de duas décadas, seu parque industrial está em constante modernização, suas unidades são dotadas de alta tecnologia, e rigorosos padrões nos processos de produção são observados.

Vamos ao que eu achei deste vinho:

Visual: Garrafa elegante e bem posicionada. Rolha de cortiça e personalizada para a Aurora. Na taça mostrou coloração palha claro com alguns reflexos esverdeados. Notas gordas, rápidas e espaçadas.

Olfato: Frutado e delicado. Nas frutas, destaque para as amarelas e brancas. Pude identificar abacaxi e maracujá. No fundo traz também traços sutis de mel. O álcool é totalmente imperceptível, o que torna o exame olfativo ainda mais agradável.

Paladar: Refrescante, delicado e direto. Um vinho gostoso e sem defeitos. As frutas estão bem integradas e preenchem a boca de forma muito gostosa. Na boca senti também certa mineralidade. Para o meu gosto a acidez poderia ser pouca coisa mais acentuada. O final é de curto para médio.

O que a Aurora diz sobre este Chardonnay:

Elaborado com a variedade Chardonnay, apresenta tonalidade amarelo-palha, com reflexos esverdeados. É um vinho, seco, brilhante, apresenta agradável frescor. De acidez equilibrada, levemente herbáceo, característica que não desaparece, mesmo com algum envelhecimento na garrafa. Tem um suave aroma de baunilha, devido à rápida passagem por barris de carvalho.

Tipo: Vinho Fino Branco Seco de Mesa

Tipos de uva: 100% Chardonnay

Teor alcoólico: 12 ºGL

Processo de vinificação: Vinho elaborado com 100% de uvas Chardonnay. Leve maceração com a casca e fermentação alcoólica em tanque de aço inoxidável com temperatura controlado (15ºC). Fermentação maloláctica em barris de carvalho francês, conferindo complexidade e equilíbrio.

Notas de degustação: Vinho branco, seco, com cor amarelo palha brilhante com reflexos dourados. Possui aromas complexos a baunilha, abacaxi maduro e coco. Paladar fino e equilibrado, com perfeito balanço entre aromas frutados e acidez. Longo, com final de boca agradável lembrando chocolate branco.

Temperatura de serviço: 10ºC a 12ºC

Carta de vinhos: Ótima estrutura e equilíbrio gustativo. Aroma fino e típico com leve toque de carvalho. Acompanha queijos, pratos e massas leves, peixes, frutos do mar e carnes brancas variadas.

Até o momento deste Post não havia análises da Wine Advocate nem da Wine Spectator sobre este vinho.

Um vinho muito bem feito e gostoso, que me surpreendeu! Como venho falando, é muito bom ver a evolução que os vinhos brasileiros vem tendo nos últimos anos!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

3 comentários:

  1. Novamente obrigada gustavo pelo carinho.
    Vamos escrevendo para manter sempre vivo esse liquido dos deuses e de nois todos.

    Abraço
    http://elpeperoncino.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo!
    Tenho olhado atentamente seus posts sobre a linha Aurora e estou achando muito interessante - estou até empolgado inclusive!
    Este é daqueles vinhos que já olhei inúmeras vezes na prateleira do supermercado mas sempre tive receio de comprar. Foi ótimo saber que sua impressão foi positiva.
    Saúde!
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Tiago, peço sinceras desculpas pela demora em responder. Tive alguns problemas técnicos com os comentários aqui no blog.

    Os vinhos da Aurora estão longe de serem o melhor que temos aqui no Brasil mas não fazem feio não! Este Chardonnay, por exemplo, é um belo custo x benefício.

    Valeu pela visita!

    Abs,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...