Finalmente chegamos a deliciosa Série Q da Zuccardi e iniciamos a mesma com o único vinho desta série que foi servido no almoço que tivemos a oportunidade de participar com o Sr. Alberto Zuccardi em pessoa!
Já falamos anteriormente, mas o “Q” desta série vem de Qualidade e nasceu no ano de 1996 e os vinhedos utilizados são os mais trabalhados e mais antigos.
A Zuccardi é uma bodega familiar com origem em 1963 e hoje dirigida por Jose Alberto Zuccardi, filho do fundador Alberto V. Zuccardi. Localizada em Mendoza com vinhedos em Vista Flores, Altamira, Maipú e Santa Rosa é reconhecida por seus vinhos de qualidade excepcional e seu compromisso por qualidade e inovação e seu espírito apaixonado por seus produtos que hoje podem ser encontrados nos principais mercados ao redor do mundo.
Zuccardi construiu sua adega respeitando a tradição de Mendoza - "El desierto en altura", como falam os argentinos. As paredes são de pedra e cimento de tons cinza, com detalhes em madeira e ferro, sem muito refinamento, apelando justamente para manter o ambiente da zonas rurais. A planta original, do fim da década de 1960, foi desenhada pelo próprio engenheiro, que não imaginava naquela época o quanto sua família ainda iria crescer.
Com uma produção média de 14 milhões de garrafas por ano, os Zuccardi se viram obrigados a reformar a casa de seus vinhos. Construíram novas salas para abrigar 6.300 barricas de carvalho e dezenas de tanques de aço inoxidável, harmonizando a linha rústica da adega com a alta tecnologia disponível para a fabricação dos fermentados.
O almoço foi sensacional e promovido pela importadora da Zuccardi pro Brasil, a Ravin. O Q Malbec foi o quinto vinho degustado e agradou demais a todos os presentes.
Vamos então ao que achei deste vinho:
Visual: Garrafa belíssima, mais imponente e lembrando mais o velho mundo. Rolha de cortiça personalizada para a Zuccardi. Na taça mostrou coloração vinho bem intensa, com reflexos violáceos nas bordas. As gotas são espaçadas e lentas.
Olfato: Muito aromático e frutado. Destaque para as frutas vermelhas e negras. Traços de baunilha também perceptíveis e chocolate ao final. Um vinho complexo e muito bem estruturado.
Paladar: Super fiel ao exame olfativo. Muito gostoso, marcante e redondo! Taninos muito bem equilibrados e marcantes e acidez equilibrada. Final bastante persistente e super saboroso.
O que a Zuccardi diz sobre o Q Malbec:
Composición Varietal: 100% Malbec.
Origen: 75% La Consulta y 25% Agrelo, Mendoza.
Alcohol: 14.2%.
Acidez Total: 6.00 g/l.
Azúcar Residual: 3.40 g/l.
Cosecha: Uvas cosechadas manualmente. Posterior selección de racimos y granos antes de la molienda.
Fermentación: Vinificación clásica en tinto con levaduras seleccionadas. Maceración sobre los orujos de 28 días con pigeage y delestage pariodicos. Fermentación maloláctica completa.
Crianza: En barricas de roble francés nuevas por 12 meses. Clarificación natural. Suave filtración antes del embotellado.
Crianza en Botella: 12 meses antes del lanzamiento
Color: Rojo violáceo intenso y profundo.
Aroma: Se destacan notas de frutos rojos combinados con frutos negros maduros como ciruelas, casis y moras que se conjugan con los aromas provenientes de la crianza en barricas como chocolate, vainilla y tabaco. Posee una gran complejidad.
Sabor: Entrada en boca sedosa, muy estructurada, carnosa, con taninos amables y dulces. Posee un final largo y muy elegante.
O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker, sobre este vinho:
A Safra de 2008 não foi, ainda, comentada. Vamos transcrever aqui o comentário sobre a Safra de 2007:
Pontos: 90
Degustador: Jay Miller
Maturidade: N/A
Review:
The 2007 Malbec Q is a step up over the Serie A. It offers more depth and complexity, savory flavors, some structure, and a medium-long finish. It will evolve for 1-2 years but can be enjoyed now.
O que diz a Wine Spectator sobre este vinho:
A Safra de 2008 não foi, ainda, comentada. Vamos transcrever aqui o comentário sobre a Safra de 2007:
Pontos: 86
Review:
Forward and medium-weight, with spice, licorice and linzer torte notes that stay focused on the toasty finish. Drink now. 1,250 cases imported. –JM
Mais um vinhaço da Zuccardi que nos deixou com água na boca e que vale o que custa! Se tiver a oportunidade, não deixe de experimentar! Este vinho custa R$105,00 e pode ser comprado diretamente no site da Ravin. Vou dar uma dica de harmonização. Experimentem com carne de cordeiro ou com costeletas de porco e me digam o que acharam!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!