sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Carmen Gewürztraminer 2009 #cbe

É sempre muito gostoso fazer o post do Vinho do Mês para a Confraria Brasileira dos Enoblogs (CBE). A escolha do 47º vinho da CBE coube ao Confrade Marcelo di Morais que indicou um vinho branco, de qualquer país, qualquer uva, com preço até $40, deixando um vasto leque para todos escolherem.

Eu coloquei na mente que iria comentar alguma coisa nova, que ainda não tivesse passado pelo Enoleigos e comecei minha busca. Cheguei a ver alguns vinhos Europeus, mas o preço deixou esta escolha um pouco mais difícil. Foi quando um dia, passando por uma loja de vinhos perto de casa, vi este rótulo. Eu ainda não comentei nenhum vinho da Viña Carmen por aqui e também não havia comentado um vinho branco feito com a uva Gewürztraminer. Juntando estes 2 motivos ao fato do vinho custar R$30,00 me tirou todas as dúvidas que pudessem existir.

A Vinícola Carmen foi fundada em 1850 por Christian Lanz, que batizou a adega em honra de sua amada esposa Carmen. Mais de um século depois, em 1987, o Grupo Claro adquiriu a marca para levá-la em uma nova direção. Em 1992 uma nova adega foi construída e novos vinhedos foram plantados para produzir os melhores vinhos de qualidade do Chile, e exportá-los para todo o mundo.

Carmen tem sido reconhecida por sua qualidade e por ser pioneira na indústria vinícola chilena. Como exemplo, a uva Carmenère foi descoberta nos vinhedos da Carmen, no Vale do Maipo, depois de ter sido considerada extinta na França. Hoje a Carmenère é uma das variedades emblemáticas do Chile.

Os vinhedos estão idealmente posicionados para a melhor combinação de clima, solo e terroir para atender a cada varietal. Tudo isso, combinado com um talentosa equipe de enólogos dedicados à qualidade e ao seu ofício, permitem que a Carmen mantenha a sua posição como uma marca premium na liderança do mercado internacional.

Hoje, a Viña Carmen é uma das mais importantes vinícolas do Chile na segmento premium de vinho e exporta para mais de 50 países.

Os vinhos varietais Carmen são jovens, elegantes e frutados, com um perfeito equilíbrio de taninos suaves e boa acidez que os tornam fáceis de beber e apreciar. Essa faixa representa a primeira parada em nossa viagem, e inclui Sauvignon Blanc, Chardonnay, Merlot, Cabernet Sauvignon e o Gewürztraminer que degustamos. Esses vinhos são ideais para os jovens consumidores que estão se aproximando vinhos, pela primeira vez e para os consumidores regulares que procuram um vinho de boa qualidade todos os dias.

Vamos então ao que achei do vinho do mês:

Visual: Garrafa elegante, mas sem nenhum chamariz especial. Ao abrir vemos uma rolha 100% de cortiça, com citações para os vinhos do Chile, mas sem nenhuma menção a bodega. Na taça mostrou uma linda cor dourado claro vivo, brilhante!

Olfato: Super cheiroso com um bouquet delicioso, amplo e refrescante. Notas florais evidentes e super integradas. Nas frutas destaque para maçã verde, abacaxi e notas cítricas. Ao fundo, bem no fundo uma pequena nota de mel.É daqueles vinhos que dá um prazer e tanto só de realizar o exame olfativo e, claro, aumenta a expectativa para o momento de bebê-lo!

Paladar: O vinho realmente se mostrou muito bom. Na boca é mais direto e menos complexo que no olfato, mas continua muito bom! As frutas preenchem cada pedacinho da boca. Acidez excelente, fazendo do vinho um vinho bem gastronômico. Sedosidade presente. Retrogosto mais pro adocicado. Final longo e muito persistente.

O que diz a Vinícola sobre seu Vinho

Esta saborosa leitura chilena da Gewürztraminer mostra aromas frutados e florais, com notas de especiarias. Na boca é pleno de sabores de fruta, com uma boa estrutura, equilibrado e com um final persistente. Excelente relação qualidade/preço.

Uva: 87% Gewürztraminer, 13% Sémillon

Vinhedos: Vinhedos selecionados no Vale do Curicó.

Vinificação: Colheita manual. Maceração de 6 horas a 5C. Fermentado em tanques de aço inoxidável a temperatura de 12C.

Maturação: Não tem contato com madeira para manter o frescor aromático.

Temperatura de Serviço: 9 a 11ºC

Teor Alcoólico: 13,5%

Sugestão de Guarda: Pronto para consumo

Combinações: Cozinha de inspiração asiática e frutos do mar.

Até o momento deste Post este vinho não havia sido comentado pela Wine Advocate, de Robert Parker, nem pela Wine Spectator.

Vou ser obrigado a confessar que fui muito surpreendido por este vinho, muito mesmo! Não imaginava tamanha qualidade para um vinho nesta faixa de preço, o que me faz recomendá-lo a todos! Um excelente custo x benefício!

E que venha o vinho da CBE do mês de Novembro!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

3 comentários:

  1. Confrade, belo post. Descrição impecável, mas as fotos são um show a parte.
    Saúde!

    ResponderExcluir
  2. Gil,

    Obrigado pela visita e pelo elogio. O mundo das fotos é um outro universo que me fascina demais e, graças ao Enoleigos, tenho podido mostrar também um pouco deste meu lado.

    Forte Abraço!
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. A principio Gustavo parabéns pelo blog.

    Este cuidado de falar tão simploriamente e com classe de um assunto tão maravilhoso é muito importante, amo vinho e sendo leigo no assunto achei demais a forma em que descreve tudo. Fica muito agradável de ler e conhecer.

    Ontem num restaurante Chamado Benzadeus aqui em Belo horizonte tomei justamente o vinho citado, sua descrição acerca dele foi ótima.

    Também indico.

    Ps. Achei seu blog justamente procurando no google algo sobre o Carmen Gewürztraminer.


    Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...