Depois de falarmos de algumas uvas não tão conhecidas do público de um modo geral como a Touriga Nacional, a Petit Verdot e a Sul Africana Pinotage, voltamos a uma uva muito conhecida até mesmo pelos mais leigos, a Sauvignon Blanc.
Depois da Chardonnay com absoluta certeza é a uva branca mais conhecida do mundo, muito plantada e vinificada no velho e também no novo mundo.
Nas próximas semanas falaremos das seguintes Uvas:
x Malbec;
x Grenache;
x Viognier;
x Gamay;
x Cabernet Franc.
Finalmente chegarei ao Post de uma das minhas cepas prediletas, a Malbec!
Vamos então conhecer melhor a Sauvignon Blanc.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Série Uvas – A Branca Sauvignon Blanc
Com origem na região de Bordeaux, a Sauvignon Blanc é considerada uma das uvas finas mais nobres do mundo, ancestral da Cabernet Sauvignon. Tem colheita precoce, geralmente realizada logo no início do verão.
Suas características de leveza e frescor são melhores mantidas em climas frios e amenos, pois quando plantada em clima quente, pode ficar descaracterizada, perdendo a elegância e ganhando em excesso um aroma frutado, que pode ficar enjoativo.
Ao invés de carvalho, os enólogos indicam o estágio em tanques de inox, sobre as próprias borras, até para os mais nobres. Por não produzir vinhos para longos envelhecimentos, o consumo ideal dos rótulos fica entre o primeiro e o sexto ano de colheita. Quando jovem, o vinho apresenta coloração esverdeada, que evolui para o palha dourado em poucos anos.
Tem acidez aguda, fresco, aspectos minerais e bastante frutados no Novo Mundo. Mantém a limpidez pois raramente fica impregnada de carvalho. Na França, alcança melhores resultados em rótulos da região do Loire. É misturada com Sémillon em Bordeaux. Também é parte da composição dos vinhos doces de Sauternes e Barsac. Na Nova Zelândia, encontrou o solo ideal para produção de vinhos que colocaram o país no mapa do mundo do vinho.
Um bom Sauvignon Blanc normalmente oferece ao nariz aromas de frutas tropicais, como maracujá e abacaxi, ou ainda de melão e pêra.
História
As origens da uva Sauvignon Blanc possui vestígios na França ocidental no Vale do Loire e Regiões de Bordeaux. Em algum momento no século 18, a videira foi emparelhada com a Cabernet Franc e seu pai, a Cabernet Sauvignon vinha de Bordeux. No século 19, as plantações em Bordeaux eram muitas vezes intercaladas com a Vert Sauvignon (no Chile conhecida como Sauvignonasse). Antes da epidemia da filoxera, a praga que devastou os vinhedos franceses no século 19, esses cortes intercalados foram transportados para o Chile , onde a mistura de campo ainda são comuns hoje. Apesar da semelhança nos nomes, Sauvignon blanc não tem relação conhecida com o Sauvignon Rosé mutação encontrada no Vale do Loire na França.
As primeiras estacas de Sauvignon blanc foram levadas para a Califórnia por Charles Wetmore, fundador da Adega Cresta Blanca, na década de 1880. Estes cortes vieram do Sauternes. As plantações produziram muito bem no Vale Livermore. Ainda na Califórnia, eventualmente o vinho adquiriu o apelido de "Fumé Blanc", pela promoção de Robert Mondavi , em 1968. A uva foi introduzida pela primeira vez à Nova Zelândia na década de 1970 como uma plantação experimental de mistura com Müller-Thurgau.
Clima e Geografia
A Sauvignon Blanc amadurece cedo, o que permite um bom desempenho em climas quentes, quando não expostos ao calor avassalador. Em regiões quentes como África do Sul, Austrália e Califórnia, que floresceu a uva em denominações de clima mais frio, tais como a área do Vale Alexander. Em áreas onde a videira é submetida a altas temperaturas, a uva vai rapidamente tornar-se mais madura e produzir vinhos com sabores maçantes e acidez plana. O aquecimento global teve um efeito sobre a uva Sauvignon Blanc, com o aumento da temperatura global causando os agricultores a colheita das uvas mais cedo do que no passado.
A uva, como falamos anteriormente, é originária da França, nas regiões de Bordeaux e do Vale do Loire. Existem também extensas plantações na Califórnia, Austrália, Chile e África do Sul. A Sauvignon Blanc está constantemente aumentando sua popularidade entre os bebedores de vinho branco como uma alternativa para a Chardonnay. A uva também podem ser encontradas na Itália e Europa Oriental.
Características
Tem acidez aguda, fresco, aspectos minerais e bastante frutados no Novo Mundo. Mantém a limpidez pois raramente fica impregnada de carvalho.
A Sauvignon Blanc pode apresentar características diferentes de acordo com o local onde é cultivada. Confiram algumas delas:
- França: Em sua terra natal, Bordeaux, o vinho costuma apresentar corpo médio, aroma cítrico e mineral. Alcança melhores resultados em rótulos da região do Loire. É misturada com Sémillon em Bordeaux. Também é parte da composição dos vinhos doces de Sauternes e Barsac.
- Nova Zelândia: Aqui a SB encontrou o solo ideal para produção de vinhos que colocaram o país no mapa do mundo do vinho. O cima frio das ilhas do sul produz ótimos exemplares. Em geral são agudos, animados e com notas agradáveis de ervas frescas e groselha.
- Chile: A principal característica é o aroma de pêssego maduro. As regiões frias como o Vale de Leyda e Casabanca originam os melhores exemplares.
- Califórnia: No Napa Valley a uva é rica, pungente, de caráter frutado com notas minerais.
Fica como sugestão a todos a melhor parte deste mundo fascinante do vinho: Degustar!! Compre vinhos SB e os deguste para chegar a sua própria opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!