Toda a ousadia, tradição e postura eco-friendly de uma das propriedades mais renomadas da região de Languedoc-Roussillon (França) desembarcam no Brasil, que agora figura a lista de mercados consumidores dos emblemáticos rótulos do Château des Estanilles, referência da denominação Faugères.
Julien Seydoux |
O francês Julien Seydoux, descendente de uma família famosa da França – o pai é um empresário bem sucedido, produtor cinematográfico e presidente do Lille Football Club –, Seydoux estudou nos EUA e trabalhou investindo na Bolsa de Valores de Paris até que mudou seus investimentos para o solo rochoso do Sul da França. Ele se identificou com a região de Faugères e com o fundador do Château des Estanilles, Michel Louison, pioneiro na abordagem da “qualidade sobre quantidade”, que protagonizou uma notável transformação na fabricação de vinhos de Languedoc-Roussillon nos anos 70.
A continuidade do trabalho do ousado Louison é o caminho que Syedoux resolveu trilhar, optando por se manter fiel à tradição estabelecida em 1976 por seu carismático e respeitado predecessor. “Quero produzir vinhos com a mesma elegância, delicadeza e excelentes frutas, que poderão ser apreciados daqui a 15 anos; vinhos que serão o autêntico reflexo do excelente terroir Faugères.”
Eco-friendly
Seydoux está prestes a protagonizar um marco do Château des Estanilles, resultado de mais de três décadas de viticultura com rigoroso respeito ao meio ambiente: a partir da colheita 2010 os rótulos virão com a chancela da francesa Agence BIO através do selo AB (Agriculture Biologique - Agricultura Orgânica). Em Estanilles, o vinhedo nunca foi tratado com uma única gota de herbicida ou fertilizante químico. E para limitar a compactação do solo, são usados tratores de esteira, que são os únicos capazes de atingir o ponto mais alto do famoso ‘Clos du Fou’, onde estão localizados vinhedos do Château.
O nome desta mística montanha francesa estampa o rótulo de um dos ícones do Château des Estanilles e ‘Fou’ foi o apelido que Michel recebeu dos vizinhos devido a seus excessos e perfeccionismo. ‘Clos du Fou’ é o carro-chefe da vinícola e, em tradução livre, quer dizer algo como “o campo do louco”. Dos ‘campos do louco’ também vêm os rótulos Blanc, Rosé Tradition, Rosé M, Rouge Tradition, Rouge Prestige e Rouge Grand Cuvée.
Château des Estanilles
O Château des Estanilles se situa em um dos solos mais antigos do mundo e foi criado em 1976 por Michel Louison, que começou cultivando as uvas Syrah, Mourvèdre e Grenache – a santíssima trindade das variedades de Languedoc. O nome do vinhedo vem da composição pelos terrenos de Estagnols e Fontanilles.
Em 2009 o château foi adquirido por Julien Seydoux, um jovem perfeccionista apaixonado por vinhos finos. Alguns membros de sua família têm uma propriedade na denominação de Costières de Nîmes, mas ele preferiu imprimir sua marca na árida paisagem do norte de Hérault. Além de França, Reino Unido, EUA, Europa e Japão, agora também o Brasil integra o mapa de países importadores do Château des Estanilles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!