Como diz o ditado, tudo que é bom acaba durando pouco! Hoje vamos falar do último azeite de nossa série sobre Azeites Portugueses. Foi literalmente uma delícia falar sobre os azeites da Herdade do Esporão e da Quinta do Crasto.
A Quinta do Crasto produz apenas um azeite que é o Quinta do Crasto Premium. Na Quinta do Crasto é produzido azeite desde há muitos anos pois existe na propriedade uma área muito considerável de olival.
Produzido a partir das variedades Cobrançosa, Madural e Negrinha de Freixo, a extração é mecânica a baixas temperaturas em lagar com moinho de galgas de pedra, com um processo de decantação de 2 meses.
O olival é cultivado em regime biológico, sem qualquer aplicação de fitofármacos ou adubos de síntese.
Vamos então as notas técnicas deste Azeite:
Operações culturais e tratamentos fitossanitários: Embora não esteja homologado oficialmente, o nosso olival é cultivado em regime biológico (sem qualquer aplicação de fitofármacos ou adubos de síntese). É efectuada de dois em dois anos ligeira poda de manutenção.
Colheita: Efectuada mecanicamente com varejadores/vibradores de dorso para toldos. Esta técnica permite preservar a estrutura da árvore. A azeitona é acondicionada em caixas de plástico alimentar de 25kg, seguindo diariamente para entrega em lagar. Não é aproveitada qualquer azeitona do chão.
Origem: Douro
Variedades: Cobrançosa, Madural e Negrinha de Freixo
Plantação: Sequeiro, sem rega, altitude 160 metros
Transformação: Extracção mecânica a baixas temperaturas (menos de 30ºC) em lagar com moínho de galgas de pedra seguindo-se extracção contínua a 2 fases. O processo de decantação dura entre 2 a 3 meses.
Engarrafamento e rotulagem: Directamente no local de transformação. A rotulagem é efectuada nas instalações da Quinta do Crasto.
Classificação: Azeite Premium Virgem Extra, produzido directamente de azeitona.
Este azeite, bem como todos os demais que estamos comentando nesta série, podem ser facilmente comprados em lojas do ramo ou então diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Vocês poderão também seguir a Qualimpor em suas redes sociais conforme abaixo:
Facebook – facebook.com/esporao
Twitter – twitter.com/vinhoesporao
Site – http://www.qualimpor.com.br/
Espero que, como eu, todos tenham curtido muito esta série!
Um Abraço,
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!