quinta-feira, 17 de março de 2011

Vinha da Defesa Tinto 2008 – Séries Vinhos Herdade do Esporão

Chegamos hoje ao último vinho da linha “Vinha da Defesa”. O objetivo da linha é ser um vinho moderno, para quem quer descobrir novos sabores e gosta de viver a vida intensamente.

Com um sabor surpreendente e sempre na moda, pode ser apreciado tanto nas mais badaladas festas e baladas quanto em um final de tarde, no encontro com seus amigos.

O consumidor do Vinha da Defesa normalmente é um adulto contemporâneo, citadino e alinhado com as tendências. Gosta de se divertir, vai a festas, sai à noite e sabe estar em qualquer lugar. É atraente, elegante e gosta de fazer rir na ocasião adequada. Gosta de protagonismo e assume-o. É adepto do smart buy, isto é, sabe que não é apenas o que é caro que é bom.

A linha foi lançada em 1992 e desde então ganhando cada vez mais força.

Para acompanhar a qualidade superior do Vinha da Defesa, o Esporão tem realizado diversas atualizações e inovações no seu código visual, ao longo dos vários anos. Desde 2003, Vinha da Defesa tem assumido um dinamismo maior no seu lettering e a imagem foi alterada com a serigrafia na garrafa. Quem quiser ler mais detalhes sobre a nova imagem da Vinha da Defesa pode ler o post sobre o Vinha da Defesa Branco.

Vamos então às minhas impressões sobre este vinho:

Visual: A garrafa, como falamos, segue uma nova tendência. A garrafa escura ficou mais sóbria, sem perder a juventude e a alegria. Rolha, é claro, de cortiça e personalizada para a Herdade do Esporão. Na taça vemos uma bela coloração ameixa escuro, com algum reflexo violáceo. Gotas médias, várias velocidades e por toda a taça.

Olfato: Expressão aromática singular e de boa intensidade. Aporta complexidade e elegência. Notas claras de ameixa, couro e violeta em perfeito equilíbrio. Ao fundo um toque de especiaria encerra o bouquet.

Paladar: Elegante e muito gostoso. Os taninos estão redondos e macios. No palato a ameixa e a violeta saltam no primeiro plano e as especiarias ficam mais para o final. Corpo médio e final longo. Está perfeito para consumo imediato, mas, com certeza pode evoluir um pouco mais nos próximos 2 ou 3 anos. Interessante deixar no mínimo 1 hora decantando.

O que a Esporão fala sobre seu vinho:

Adega: Herdade do Esporão

Região: Alentejo

Certificação: Vinho Regional Alentejano

Ano de Colheita: 2008

Castas: Touriga Nacional / Syrah

Enólogo: David Baverstock / Luís Patrão

Visual: Aspecto límpido, cor rubi intenso.

Olfactivo: Aroma fresco e rico em violetas conferido pelo Touriga Nacional, delicadamente envolvidas nos frutos vermelhos e nas notas tostadas do carvalho Francês.

Gustativo: O paladar combina o corpo denso típico de Syrah com a textura sedosa da Touriga Nacional.

Acompanhamento Gastronómico: Acompanha desde empadão de carne, cannelonis, lasagna até carnes na brasa, sendo também um excelente parceiro para ouvir musica e conversar com os amigos.

Temperatura de Consumo: 16-18ºC.

Vinificação: Colheita em separado de cada casta, desengace, esmagamento, fermentação alcoólica com temperaturas controladas em cubas de inox (22ºC a 25ºC), prensagem, seguindo-se a fermentação maloláctica em cuba de inox. Parte do lote estagiou em cubas de inox e a outra parte madeira de carvalho francês durante 6 meses. Após o engarrafamento seguiram-se mais 6 meses de estágio em garrafa.

O que a Wine Spectator fala sobre o Vinha da Defesa Tinto:

Pontos: 88

Review:

A crisp, rich red, offering a powerful meaty note behind the intense dark plum, cherry and berry flavors. Plenty of brick and chocolate touches mark the muscular finish. Drink now through 2014. 1,000 cases imported. –KM

Até o momento deste Post não havia uma crítica na Wine Advocate, de Robert Parker.

Um vinho com um corte que eu nunca havia experimentado anteriormente. Traz a delicadeza e o floral da Touriga Nacional com a densidade da Syrah. Interessante citar que o corte vem sendo alterado. Na safra de 2007, por exemplo, além da Touriga Nacional e da Syrah o vinho levava também a Aragonês. Um vinho português moderno que, através de um corte inovador, resultou em um produto final muito interessante. São as constantes surpresas do velho mundo!

Todos os vinhos da Herdade do Esporão podem ser encontrados em lojas especializadas ou ou então diretamente pela importadora exclusiva, a Qualimpor. Vocês poderão também seguir a Qualimpor em suas redes sociais conforme abaixo:


Semana que vem, na quarta-feira, nossa série continua, não perca!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...