sexta-feira, 15 de abril de 2011

Cortiça portuguesa ganha mercado entre vinhos Premium



As rolhas de cortiça portuguesas estão ganhando mercado em relação aos vedantes sintéticos nos vinhos Premium nos Estados Unidos.

"A cortiça está certamente a fazer a sua parte para aumentar as exportações e para ajudar a aliviar a crise financeira em Portugal", disse à Lusa Jeff Lloyd, director da campanha "100% Cork", lançada no ano passado nos Estados Unidos para combater a perda de mercado para os vedantes de alumínio e plástico.

"Os vinhos vedados com cortiça natural estão a crescer em popularidade, enquanto as vendas de vinho com roscas de alumínio e vedantes plásticos estão a recuar", segundo os dados mais recentes, e numa altura em que se preparam várias novas acções de promoção da campanha nos Estados Unidos.

No período de 12 semanas terminado a 5 de Fevereiro, o total de vendas dos 100 vinhos selados com cortiça, entre as principais marcas de vinho de consumo caseiro "Premium" subiram 13,8% em quantidade, para 8,7 milhões de caixas, segundo dados da AC Nielsen, recolhidos junto de postos de venda.

No mesmo período, revelam os dados facultados à Lusa pela "100% Cork", as vendas de marcas que usam roscas e vedantes de plástico desceram 13,1%.

A subida da quantidade vendida corresponde a mais 12% de receitas, para 1,1 mil milhões de dólares no mesmo período. "Os principais 100 vinhos domésticos selados com cortiça estão a vender muito melhor que aqueles com vedantes alternativos, e estão a obter melhores preços. A cortiça está a voltar", afirma Peter Weber, director do Cork Quality Council.

O preço médio de uma garrafa de vinho vedada com cortiça era, em média, 1,32 dólares superior ao de uma com vedante sintético, ainda segundo a AC Nielsen.

Estudos de opinião feitos pelo Council antes do lançamento da campanha mostravam uma preferência dos consumidores norte-americanos em relação à cortiça, mas também muitas ideias desfasadas da realidade, como o facto de a tiragem desta implicar o corte de árvores.

A campanha, lançada há quase um ano em frente aos célebres armazéns Macy´s de Nova Iorque, visa mostrar que a cortiça é um produto natural e sustentável, enquanto os seus "concorrentes" sintéticos são nocivos para o meio ambiente.

Particularmente sou um fã convicto da cortiça e acredito que a mesma está diretamente ligada ao lúdico ritual da degustação. Em todos os meus posts comento sobre a rolha, se é bem feita, se é personalizada, se possui a safra e por aí vai. E exatamente por ter ficado feliz com a notícia é que trago a mesma para todos!!!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

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