No âmbito dos "Wine Awards 2011" da prestigiada revista alemã de gourmets "Feinschmecker", a enóloga e produtora de vinhos da região das Beiras, Filipa Pato, foi condecorada com o prémio "Newcomer of the Year".
Este ano, a "Feinschmecker" nomeou pela primeira vez 6 enólogos para este título, sendo Filipa Pato entre todas a personalidade que mais impressionou pela excelência e pelo carácter inovador dos seus vinhos.
Esta condecoração sublinha ao mesmo tempo a visibilidade e a reputação que o vinho português tem ganho nos últimos anos no mercado alemão.
A revista alemã "Feinschmecker" honra anualmente representantes internacionais do mundo dos vinhos com "Wine Awards" em diferentes categorias: "Gourmet de Vinhos", "Colecção de Vinhos", "Viticultor do ano", "Lifetime Achievement" e "Newcomer do ano".
A entrega dos prémios teve lugar na véspera da ProWein, a feira europeia mais importante do sector de vinhos, no âmbito de uma gala organizada pela referida revista no castelo "Schloss Bensberg", perto da cidade de Colónia, com a presença de 700 personalidades da vida pública alemã.
Filipa possui formação em Bordeaux, estágios na Argentina , Austrália e França, hoje Filipa Pato lidera o projeto FP Wines.
Com o conceito que o vinho é uma questão de origem, a enóloga procura que os vinhos demonstrem a forte identidade com o local onde são produzidas as uvas, isto adaptado ao consumidor internacional. "Não quero ter um vinho que se confunda com outro do Novo Mundo, por exemplo", diz Filipa.
Hoje o vinho feito por enólogas está na moda em Portugal, num universo, até há pouco tempo dominado por homens. A qualidade esta quase sempre acima da média, e o reconhecimento, pelo menos para Filipa veio rápido, com suas maravilhas do Dão e Bairrada.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!