Depois de mostrar um pouco os belíssimos locais que visitamos durante nossa visita às Serras Gaúchas no Projeto Imagem, hoje começo a escrever com mais detalhes tudo que vivi e descobri durante minha estada por lá.
O primeiro dia de visita já foi cheio de deliciosas novidades. Depois de desembarcarmos em Porto Alegre, seguimos em direção às Serras Gaúchas. A Don Guerino fica no município de Alto Feliz, 92Km de Porto Alegre e a 48Km de Bento Gonçalves. Saímos de Porto Alegre e fomos diretamente visitar esta bela e moderna vinícola.
A origem da vinícola é Italiana. Valentino e Giudita Motter e seus 4 filhos desembarcaram no Brasil no dia 17 de janeiro de 1880, sempre tendo como objetivo a produção de vinhos. Esse amor pelo cultivo da uva e elaboração dos vinhos foi passando de geração em geração. Guerino Motter, neto de Valentino, juntamente com a esposa e seus nove filhos, vinificavam no porão de sua casa toda a produçaõ de uva e comercializavam, para uma cooperativa. Em 1979 fundou a vinícola Casa Motter. Atualmente os proprietários Roque e Osvaldo Motter, filhos de Guerino, o reverenciam, denominando a linha de vinhos Finos como Don Guerino, pelo seu grande incentivo, trabalho e amor a Vitivinicultura.
A Don Guerino produz hoje 250.000 litros de vinho por ano, volume este dividido 50% para tintos e 50% para brancos e espumantes. A produção atual está em 25% da capacidade produtiva total. 95% das uvas utilizadas são de produção própria!
O local é bonito demais como todos já puderam ver nas fotos que coloquei com meus Olhares da Vinícola Don Guerino. Além de bonito tudo é também muito aconchegante, sensação esta que se torna mais forte, pois fomos recebidos por toda a família. Para vocês terem uma idéia no almoço foi servido um delicioso leitão que foi produzido pelo vizinho, temperado pelo pai da família Osvaldo e cozido pela Dona Salete que também foi a responsável por todos os outros pratos servidos durante nosso almoço.
Os vinhos também já começaram causando uma excelente impressão. Adorei o Espumante Chardonnay Brut, muito fresco e aromático, trazendo uma sensação de sedosidade e cremosidade na boca.
Nos tintos os que mais gostei foram o Reserva Tannat, o Gran Reserva Ancellotta e o Reserva Merlot.
O Tannat Reserva 2009 mostrou bastante corpo e estrutura, frutas negras e taninos menos duros do que eu imaginei.
Já Ancellotta Gran Reserva 2007, uva que vem ganhando bastante espaço no terroir das Serras Gaúchas, foi uma surpresa e tanto. Mostrou uma boa complexidade, bastante fruta vermelha, taninos mais duros e belíssima acidez. Um vinho que já está perfeito e que, com certeza, vai melhorar ainda mais com uns anos na garrafa. A safra que provamos foi a de 2007.
Para terminar, o Merlot Reserva 2008, uva que já é o carro chefe dentre os vinhos da Serra Gaúcha. O vinhos mostrou excelente tipicidade, elegância e muita fruta. Sem sombra de dúvidas um vinho muito equilibrado e versátil.
Se, por um acaso, você for para Bento Gonçalves e seu avião pousar em Porto Alegre, a Don Guerino é uma parada obrigatória.
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!