domingo, 29 de maio de 2011

Dia do Vinho reúne cerca de 200 atrações



Programação será distribuída em 10 dias e envolve Porto Alegre e cinco municípios da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha.

No Dia do Vinho quem comemora não é apenas a cadeia vitivinícola, mas todos os apreciadores da bebida e o universo turístico, cultural e econômico que ela movimenta. Como forma de homenagear e agradecer a tudo que o vinho proporciona, representantes do setor de cinco cidades da região da Uva e do Vinho na Serra Gaúcha e da Capital promovem 10 dias de festa a partir desta sexta-feira (27 de maio). A programação conta com cerca de 200 atrações, já que mobiliza 60 vinícolas e 80 estabelecimentos entre restaurantes e hotéis, além das atividades da agroindústria, comércio, agências de turismo e eventos culturais. Os festejos serão distribuídos entre Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e em Porto Alegre de 1º a 5 de junho nos armazéns centrais do Cais Mauá.

Em Caxias do Sul, a largada para a temporada do Dia do Vinho será dada pelo chafariz da Praça Dante Alighieri, que ganhará cor de vinho a partir desta sexta (27). Outro sinal do período festivo será a iluminação do mesmo tom de uva nos principais atrativos turísticos de Caxias, como a Casa de Pedra, o Monumento ao Imigrante, o Jesus Terceiro Milênio, o Museu Municipal e a Estação Férrea. As rotas turísticas do município contarão com pacotes especiais e degustação de vinhos. Hotéis e restaurantes também vão oferecer descontos. “Queremos que as pessoas percebam que o clima frio de Caxias nessa época, alinhado à qualidade do nosso vinho, torna o destino ainda mais atrativo e propício para viver uma excelente experiência”, destaca o diretor da Secretaria de Turismo de Caxias do Sul, Saulo Velasco.

Bento Gonçalves vai apostar na tradição aliada à inovação. Entres os destaques, há desde o filó, um encontro típico da cultura italiana com farta gastronomia, músicas e jogos, regados a vinho, ao workshop para debater o impacto das redes sociais no mercado do vinho, uma novidade deste ano. O filó será no dia 4 de junho, às 20h, no Hotel Villa Michelon. Blogueiros de todo o país participarão do workshop de mídias sociais em 3 de junho no Farina Park Hotel. Outra inovação de Bento é o primeiro concurso de sagus, sobremesa a base de vinho muito difundida na região, que também oferecerá roteiros especiais e preços promocionais. “A região toda se veste de festa para homenagear seu produto maior: o vinho”, convida a secretária do Turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero.

Entre as atrações de Flores da Cunha, a principal será no próprio Dia do Vinho. Um show na Praça da Bandeira, às 14h30min, com os músicos Valdir Anzolin e Valmor Marasca marcará a passagem da data e também o lançamento da 10ª edição do concurso dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha. “Como maior produtor de vinhos do Brasil, nosso principal foco é um evento em que toda comunidade possa comemorar junto”, explica a responsável pelo departamento de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Turismo de Flores da Cunha, Mari Siqueira.

Garibaldi une as comemorações do Dia do Vinho a 25ª edição do Festival Colonial, um dos principais eventos gastronômicos da região da Uva e do Vinho. Neste ano, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, nos Pavilhões da Fenachamp. Outros restaurantes da cidade também oferecerão pratos especiais durante as quase duas semanas de festa. “Nosso carro-chefe é o festival colonial, mas também vamos ter vinícolas, restaurantes e outros estabelecimentos envolvidos em benefício dos festejos do vinho”, ressalta o secretário do Turismo de Garibaldi, Jefferson Miotti.

Em Monte Belo do Sul, o tradicional Festival do Vinho de Santo Isidoro é a atração imperdível. O evento segue os moldes de uma típica festa de colônia com jantar no salão da Sociedade Cruzeiro no dia 4 de junho, às 20h. O cardápio inclui massa, frango, leitão, queijo, salame, polenta brustolada, pão, saladas, pinhão, amendoim, grostoli, sagu, refrigerante e, como não poderia faltar, o vinho, que poderá ser degustado diretamente de pequenas pipas de madeira. “Nesse período do ano, a paisagem de Monte Belo do Sul e região está em transição de cores, tanto os parreirais quanto os plátanos e outras árvores. O tom dourado desta fase fria do ano é mais um convite para tomar um bom vinho”, recomenda Viviane Ceriotti, coordenadora do Departamento de Turismo de Monte Belo do Sul.

Reservado a Porto Alegre ficará um dos principais eventos do Dia Estadual do Vinho. Comitivas de todo o Estado se reunirão no Cais do Porto em 5 de junho. Algumas atrações serão integradas entre as cidades, como o passeio ciclístico pelo roteiro turístico Caminhos da Colônia, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, no dia 5 de junho, a partir das 9h30min. Um dos pontos alto dessa união em homenagem ao vinho será o brinde coletivo proposto a todos os estabelecimentos e moradores da Serra Gaúcha a partir das 23h do dia 4 até a 0h do dia 5 de junho.

O Dia do Vinho

O projeto unificado de comemoração do Dia do Vinho na Serra Gaúcha está em sua segunda edição. Ele surgiu no ano passado a partir do desejo coletivo na busca da integração de ações de promoção da uva e do vinho, do desenvolvimento econômico da cadeia vitivinícola e valorização do patrimônio. O evento é promovido pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Conta com o suporte do comitê regional formado pelas secretarias de Turismo de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi e Monte Belo do Sul e pelas entidades Bento Convention Bureau, Caxias Visitors & Convention Bureau, Emater, Fundaparque, Atuaserra, Aprovale, Aprobelo, Aviga e Agevin.

Acesse a programação completa e mais informações no site www.diadovinho.com.br.

Fonte: .DOC Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...