quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Douro Boys e suas quintas - NIEPOORT: QUINTA DE NÁPOLES E QUINTA DO CARRIL





Fundada em 1842, a empresa de Vinho do Porto Niepoort só adquiriu suas primeiras vinhas em 1987, quando Dirk Niepoort se juntou ao seu pai Rolf no comando dos negócios. Até esta época, a Niepoort era uma tradicional firma de Porto: comprava os vinhos de lavradores do Douro, os envelhecia, loteava e então os comercializava a partir de suas caves em Vila Nova de Gaia.

Para controlar a qualidade dos vinhos desde o princípio, Dirk van der Niepoort comprou a Quinta de Nápoles, no Cima Corgo, na margem esquerda do rio Têdo, com referências que datam ao ano de 1496. Um ano depois, a Niepoort adquiriu a Quinta do Carril, situada na outra margem do rio Têdo.

As duas propriedades foram negligenciadas durante anos e não havia provas evidentes que tinham o “terroir” ideal para a produção de um grande vinho. Inicialmente, a família Niepoort investiu na reestruturação e cultivo das vinhas. Replantaram 15 hectares e mativeram outros 10 de vinhas velhas, que atualmente têm mais de 60 anos.

Como complemento aos primeiros Portos provenientes de uvas próprias, Dirk começou a produzir vinhos de mesa. Em 1990, vinificou pela primeira vez um tinto, a que chamou Robustus. Com poderosos taninos e acentuada acidez, muitas provas o consideraram “imbebível”. O vinho não foi lançado no mercado e só 10 anos mais tarde foi redescoberto com entusiasmo.

Dirk vinificou o Redoma tinto a partir de uvas colhidas em 1991. O Redoma branco foi lançado em 1995, seguido por um rosé com o mesmo nome em 1999, ano em que também chegou ao mercado o primeiro Batuta, que rapidamente se transformou em um vinho de culto em Portugal.

Sem qualquer formação na área da enologia, Dirk faz seus vinhos com sensibilidade e experiência. Com o “Charme”, em fase de experimentação desde 2000, ele tomou como referência a Borgonha, sua região vinícola favorita. Sendo um vinho que tecnicamente parece impossível vinificar é, hoje em dia, um dos vinhos mais procurados de Portugal. Com o “Vertente”, a Niepoort lançou um vinho que combina a severidade majestosa do Douro com a frescura de um vinho pronto a beber.

Niepoort Vinhos

Rua Cândido dos Reis, 670, 4400-071 Vila Nova de Gaia
T: +351 22 338 9114. F: +351 22 332 0209.

Um comentário:

  1. Boas,

    Só uma dica,

    Quando beber vinho " Alentejano ", até vai delirar, Um LUXO de uva e vinho ao serviço do povo...


    Obs.: diga qualquer coisa ok, obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...