segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pulenta Estate Gran Malbec X

Os vinhos da Pulenta são uma verdadeira lenda na argentina, produzindo vinhos excepcionais.

A Familia Pulenta tem estado ligada à viticultura Argentina por três gerações. Pulenta Estate é a continuação desta tradição. Os filhos do vinicultor Antonio Pulenta e descendentes de imigrantes italianos, Eduardo e Hugo Pulenta, deram vida a esta vinícola em 2002, aportando experiência e a mais qualificada mão de obra.

Seu objetivo é atingir a máxima qualidade, mantendo uma produção exclusiva e o cuidado permanente da natureza.

“Fazer um grande vino é um ato de generosidade, de pensar sempre no outro que vai degustá-lo. A nossa missão é produzir series limitadas de grandes vinhos, elaborados com orgulho na Argentina.”

As vinhas estão localizadas na zona de Alto Agrelo, Luján de Cuyo, Mendoza, Argentina. Uma das zonas vitivinícolas mais prestigiosas da província de Mendoza.

135 hectáres de vinhedo próprio, a 980 metros acima do nivel do mar, gozam de um extraordinário clima com grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite, que permitem um perfeito amadurecimento dos cachos.

As variedades, plantadas pelo pai Antonio Pulenta e trazidas especialmente da França e da Itália, recebem as virtudes inerentes a estarem tão próximas da Cordilheira dos Andes. O imponente cenário natural deste vinhedo favorece, com suas águas de dsgelo, o risco desta zona de privilégio, cuja pureza se reflete em uvas mais intensas e frescas.

Abri esta garrafa no dia dos pais em 2011, afinal de contas eu mereço! Rs.

Vamos então ao que achei de mais este Malbec:

Visual: Garrafa imponente, do estilo que se utiliza muito nos vinhos mais TOPs do novo mundo. Ao abrir uma surpresa que sempre gosto! A rolha possui o ano da safra, é de cortiça e personalizada para a bodega. A coloração passa muito corpo. Ainda com muito violáceo e muito escuro, impedindo totalmente a passagem da luz. As lágrimas são rápidas e tingem a taça.

Olfato: Uma boa mescla de complexidade e potência, com muita elegância e personalidade. Bastante fruta vermelha, com destaque para amoras. Harmonioso e desafiador. Continuando a análise vemos notas de doce de leite, couro e sutis pitadas de especiarias. A madeira aparece muito bem integrada como o vinho.

Paladar: Um vinho redondo, chegando a ser guloso. Tudo na boca está muito bem integrado. Excelente acidez e taninos macios, redondos, dando aquela vontade de beber mais. O aroma que mais de destaca no palato são as frutas vermelhas maduras. Final de excelente persistência.

O que a Pulenta Estate fala sobre seu vinho:

Nossos vinhos são o resultado de um estilo de enología particular baseado na combinação da delicadeza do trabalho manual e a tecnología moderna.

Colhemos a uva em caixas de 18 kg. De manhã para manter temperaturas baixas. Depois na vinícola fazemos uma intensiva seleção de cachos e posteriormente escolhemos os melhores bagos.

Todos os vinhos são criados em barricas de carvalho francês. Deste jeito, conseguimos combinar em cada varietal a experiência e a sabedoría, obtendo um delicado equilibrio no resultado final.

Variedad: 100% Malbec

Fermentación tradicional com agregado de leveduras seleccionadas.

Fermentación maloláctica en barricas de roble francês, donde luego realizo su maduración durante 12 meses.

Notas de degustación: Es un vino de color rojo intenso con destellos violáceos. Ofrece aromas a frutos rojos, violetas y jalea de ciruela, combinados con delicados aromas a coco y tostado aportados por su paso por madera. En boca se presenta elegante y con personalidade, con buena estrutura y final prolongado.

O que diz a Wine Advocate, de Robert Parker:

Pontos: 90

Degustador: Jay Miller

Maturidade: Beber entre 2011 e 2022

Review:

The 2007 Pulenta Gran Malbec spent 16 months in 80% new French oak. A glass-coating opaque purple, it offers up an alluring nose of wood smoke, scorched earth, spice box, black cherry, and plum. Elegant on the palate with underlying structure, it has an attractive layering of black fruit, plenty of spice, good depth of flavor, and a lengthy, pure finish. It will benefit from 2-3 years of additional bottle age and offer prime drinking from 2011 to 2022.

Bodegas y Vinedos Hugo y Eduardo Pulenta began their venture in 1991. They still sell grapes to the likes of Catena, Cobos, and Chandon among others. In 2002, 2003, and 2005 they constructed three small winery buildings and current production is at 40-50,000 cases. They began selling in the USA market in 2008 with 20% of their production coming here.

Até o presente momento a Wine Spectator não comentou este vinho.

Um vinho delicioso, que me deixou fascinado por sua elegância e equilíbrio. É daqueles que não tem a fama que tem a toa! Está pronto para beber e vai ser difícil encontrar alguém que não goste deste vinho. Pena que o preço dele aqui no Brasil seja tão puxado, mas, se estiver passeando em Buenos Aires é uma pedida e tanto!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

2 comentários:

  1. Olá Gustavo!

    Gostamos muito do post. Também apreciamos o Pulenta Gran Malbec. Recentemente almoçamos por lá e foi tudo perfeito. Fizemos uma degustação de Malbec e ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o Catena Zapata Malbec Argentino 2005.
    O Gran Malbec 2008 e 2009 está na nossa adega esperando momento certo.
    Abraços.
    Vinho por 2

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigos Maykel e Anna,

    Esta degustação de vocês me deixou com água na boca! rs. Confesso que sou apaixonado pela Malbec Argentina e a cada novo rótulo degustado me surpreendo.

    Obrigado pela visita de vcs!!!

    Abs,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...