sexta-feira, 26 de março de 2010

Panul Chardonnay Reserva 2008

Dezembro, verão, calor, natal chegando e, um belo dia, eu estava no Sams Clube e, como sempre, fui namorar a sessão de vinhos para ver se encontrava alguma promoção. Estava com maior atenção para os brancos, já que temos o hábito de fazer peixes e frutos do mar na noite de natal, fugindo dos pratos tradicionais que são mais pesados para esta época do ano. De repente vejo uma garrafa bem bonita, belo rótulo, um vinho chileno, chardonnay, reserva (tinham também o Varietal), por módicos R$14,80! Há pouco tempo estivemos no Chile e eu provei belíssimos vinhos da Errazuriz, e este vinho era produzido pela Errazuriz Ovalle. Comprei 3 ou 4 garrafas e, é claro, tive que provar para não fazer feio no Natal.

Chegando em casa, fui pesquisar um pouco mais sobre o vinho. Minha primeira surpresa foi saber que a Errazuriz que eu havia conhecido no Chile, não tem nenhuma relação com esta Errazuriz Ovalle. Um outro ponto estranho é que esta linha “Reserva” não existe no site da vinícola chilena. A linha varietal está toda lá, mas a Reserva não.

A linha de vinhos é importada com exclusividade pelo Wall Mart para o Brasil e o nome Panul significa “abraço” e tem origem na linguagem dos Mapuche, antigos povos habitantes do país. A linha possui 5 varietais tintos (Malbec, Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Carmenére) e 2 brancos (Chardonnay e Sauvignon Blanc).

A degustação que descreverei foi feita com meu querido irmão André e antes do Natal.

Visual

AK – Rolha com a “velha mania” de nome do rótulo e bodega. Feita de cortiça de boa qualidade. Visual de palha clara, com gotas espaçadas.

GK – Pelo preço do vinho pensei em encontrar uma rolha sintética. Ter me deparado com uma rolha de cortiça foi uma surpresa. Na taça se mostra palha com notas espaçadas.

Após bebermos o vinho, meu irmão, que nitidamente não aprovou o mesmo, escreveu o seguinte: “- Duvide, ou pelo menos tenha cuidado com rótulos bonitos em vinhos muito baratos.”.

Aroma

AK – Damasco, melão, frutas amarelas. Nariz fraco, quase insensível. Chardonnay ilegítimo.

GK – Vou ser obrigado a discordar de meu irmão. Hehe. Minhas sensações foram as mesmas e, apesar de não tão intenso, é um vinho frutado. O aroma das frutas amarelas é muito gostoso, mas poderia ser mais intenso e incorpado.

Paladar

AK – Parece uma caipirinha de melão, com excesso de álcool. Pouco persistente.

GK – O álcool incomoda um pouco, mas achei o final interessante, gostoso e, realmente pouco persistente. Acidez presente e em harmonia. Fica agradável na boca.

Não houve harmonização.

O que diz o rótulo, uma vez que não encontramos o vinho no site da vinícola:

Nas suaves colinas do vale Marchigue, influenciadas por um clima singular, são cultivados os vinhedos da família Errazuriz Ovalle. O microclima desta área partilha dias ensolarados de elevada luminosidade com noites frias, em conseqüência da proximidade do Oceano Pacífico. O solo de baixa fertilidade produz um rendimento limitado, mas altamente concentrado de robustos cachos de uva. Somente os cachos especialmente selecionados, da mais alta qualidade e de limitado rendimento são escolhidos para a preparação deste Chardonnay Reserva. Com notas brilhantes verdes amarelas. Este vinho goza de uma complexidade de aromas: bananas maduras, palma mel, pêssegos e melões; todas as combina com perfeita harmonia com a acidez equilibrada e açúcares. Elegante, com sabor frutado e final prolongado.

Vendo este texto tá explicado o pq eu me animei tanto ao comprar este vinho! O que não faz o marketing.

Pela faixa de preço se mostrou um vinho interessante, mas, como devem ter percebido, desistimos de serví-lo no natal e partimos para rótulos mais, digamos, apetitosos. Cheguei a usar este Chardonnay para marinar um Pernil de Cordeiro que ficou sensacional.

Vai levar uma nota 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...