quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Piera Martellozzo Spumante Rose Dry Cuvee Incontri

O post de hoje é dedicado ao espumante escolhido para abrir a noite do tema Itália, o Piera Martellozzo Spumante Rose Dry Cuvee Incontri. Eu estava com vontade de abrir uma Franciacorta, mas, como ninguém acabou levando, meu primo abriu este que costuma comprar sempre, já que a importadora fica próxima ao seu trabalho. Antes de seguirmos, vale um parênteses. Falei da Franciacorta como se todos conhecessem. A Franciacorta é uma região de colina entre Brescia e a extremidade meridional do Lago de Iseo que compreende 20 cidades, todas situadas na província de Brescia.É renomada tanto pela doce paisagem, como pela produção de espumantes e vinhos tintos e brancos. É uma das duas regiões italianas mais indicadas a produção de espumantes. A produção e a comercialização de vinhos e espumantes passou a assumir uma importância cada vez maior nos últimos anos, tanto que recebeu o reconhecimento DOCG.

A importadora que traz este belo Espumante é a Vinea.

Piera Martellizzo é, na verdade, o nome da dona da vinícola. Uma italiana do Veneto que herdou o negócio da família — uma vinícola de mais de 100 anos.

Vamos a uma pequena introdução da própria Piera sobre seus vinhos:


Se você quiser entender um vinho, você precisa saber a sua história: de onde vem, a terra onde cresceu, quem tomou conta dele e o que aprecia.

Falar sobre o meu vinho, significa falar de mim: a minha vida, sobre a paixão dedicada à minha adega, sobre os objetivos que quero alcançar e sobre as minhas raízes.

Nos meus vinhos você vai encontrar minha personalidade determinada e você vai descobrir a paixão que eu tenho para com isto, porque eu dou-me a todos com amor e dedicação.

Por esta razão, chamo-os com o meu nome.

Bacana não?


Este espumante é um corte de Raboso (85%) com Pinot Noir (15%). Particularmente nunca tinha provado a uva Raboso anteriormente. A Raboso é uma variedade tinta autóctone do Veneto, conhecida por apresentar uma casca escura, polpa rosa e bastante acidez.

Vamos então ao que achei deste vinho:

Visual: Marca presença com absoluta certeza! Garrafa em preto fosco super bonita. Ao coloca na taça mostrou uma linda coloração rosa púrpura com perlage fina e constante. Fez bonito!

Aroma: Também encantou. Refrescante e frutado, com um fundo herbáceo. Sutil e elegante.

Paladar: Remete à análise olfativa, trazendo também cremosidade e mais fruta. Boa acidez, nenhum amargor e seco na medida certa.

O que diz a Vinícola:

Não conseguimos encontrar este espumante no site da Piera Martellozzo e, por este motivo, destacamos os comentários que estão no site da importadora Vinea:

Região Produtora: Trentino - Alto Ádige
Uva: 85% Raboso, 15% Pinot Nero
Graduação Alcoólica: 12%
Visual: De cor púrpura e reflexos brilhantes.
Aroma: Bouquet de flores e notas de rosas.
Paladar: Encorpado e acidez bem equilibrada.

O que diz a Wine Advocate de Robert Parker:

Até a criação do post este vinho não havia sido analisado por eles.

Todos gostaram. O preço também é muito bom. No site da importadora é vendido a R$48,00 que, pro que oferece, torna-o um excelente custo benefício que recomendamos e vai levar uma nota 4.

O próximo que traremos será o Camigliano Rosso di Montalcino.

In Vino Veritas!

(GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...