quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Concha y Toro Gran Reserva Carmenére 2007 (Série Riberas)

A linha Gran Reserva é uma novidade da Concha y Toro. A Série Riberas foi criada para desenvolver uma linha de vinhos de excelente qualidade, cuja característica notável é a sua frescura. Esta procura levou a vinha plantações nas margens dos rios mais importantes do vinho principais regiões produtoras do Chile.

Já havíamos comentado por aqui sobre o Cabernet Sauvignon desta mesma série.

Esta nova e elegante linha é composta por cinco vinhos monovarietais que são: Carmenére, Cabernet Sauvignon, Syrah, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

A Carmenére também já foi dissecada por aqui na “Série Uvas”. Quem não teve a oportunidade de ler vale muito a pena.

Os vinhos chilenos ja passaram por muita coisa em 460 anos. As adegas têm incorporado tecnologia de ponta e muita exploração de novos e antigos terrenos permitiram aos produtores combinar a variedade de uvas com seus melhores ambientes. As videiras agora são plantadas desde o Valle do Elqui no norte a Malleco no sul, com experimentos acontecendo bem mais longe ao sul. Os vinhedos subiram até as Cordilheiras dos Andes e chegaram bem mais perto do mar, produzindo assim um grande leque de variedades em qualidade fina, vinhos únicos que falam de suas origens como apenas poucos vinhos no mundo podem falar.

A combinação única de um clima Mediterrâneo moderado e variadas condições geográficas fazem do Chile um lugar ideal para uma produção eco-amigável de variados estilos de vinho. A vinicultura sustentável é uma escolha lógica e vinhedos orgânicos e biodinamicos estão em aumento. De fato, alguns dos maiores vinhedos orgânicos estão aqui mesmo no Chile, onde a natureza fornece tudo que as videiras precisam para produzir as uvas mais finas que os atuais consumidores de mente ecológica e conscientes de valores exigem.

A região aonde esta Carmenére é planta fica no Valle Rapel, o coração agricultural do Chile e se divide em dois setores de produção de vinho. Cachapoal, o que está mais ao norte, é conhecido principalmente por suas uvas vermelhas. O Cachapoal Alto se alonga em direção aos pés da Cordilheira dos Andes e produz Cabernets elegantes e bem balanceados, assim como combinações de vinhos tintos. Mais ao oeste na direção da Cordilheira da Costa, o setor Peumo recebe influência marítima suficiente para criar um clima aquecido, porém não quente, ideal para o Carmenere renomado e de corpo completo da área.

75% das uvas plantadas no Chile hoje são tintas e a Carmenére está em terceiro lugar entre as tintas, perdendo somente para a Cabernet Sauvignon e a Merlot respectivamente.

Vamos então ao que achei deste belo vinho:

Visual: Garrafa super elegante, super bem diagramada constatando o que sempre falo. O marketing da Concha y Toro é realmente sensacional! A rolha, em cortiça, também é personalizada para a CyT e para a série Gran Reserva. Ao servir na taça mostrou uma coloração lindíssima, passando bastante concentração. Cor vinho bem escura com reflexos violáceos. Lágrimas gordas, rápidas, espaçadas e coloridas.

Olfato: Complexo, elegante, encorpado e muito agradável. Logo de cara podemos identificar facilmente as frutas vermelhas, em especial framboesa e também chocolate. Mais ao fundo traz alguma nota floral e toques de tostado. É daqueles vinhos que dá prazer em ficar sentindo no nariz.

Paladar: Comprova sua elegância e também ser um vinho encorpado e concentrado. Taninos redondos e sutis. Acidez bem presente, mas integrada. Na boca, o que primeiro se destaca são as frutas vermelhas. O retrogosto traz o tostado e nuances de chocolate. Persistência bastante longa e saborosa.

O que diz a Concha y Toro:

Enólogo: Marcio Ramírez.

Variedad: Carmenere 90%, Cabernet Sauvignon 10%.

Origen: Peumo, Rapel.

Suelo: Aluvial, con terrazas originadas por el depósito de materiales arrastrados por el río Cachapoal.

Clima: Sin temperaturas extremas, moderado por la influencia del río Cachapoal y el lago Rapel.

Cosecha: Mecánica y manual. 5 al 20 de Mayo 2007.

Guarda: 14 meses en barricas de roble francés y americano con tostado medio.

Apariencia: Brillante, de color intenso y limpio.

Color: Rojo con tonos púrpura, intenso y profundo.

Aroma: Intensos aromas a frutos negros, arándanos, ciruelas negras, chocolate y pimienta blanca.

Paladar: Concentrado, de taninos suaves y dulces. Sabores a fruta negra. Buena estructura y densidad.

Até o momento deste Post, não existem análises da Wine Spectator nem da Wine Advocate.

Um vinhaço que vale cada centavo do que custa. Com certeza tem capacidade para evoluir mais alguns anos na garrafa e acho que ficará ainda melhor. Se eu tiver a oportunidade de conferir eu conto no futuro!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...