No finalzinho de março um grupo de blogueiros se reuniu para tratar de assuntos sérios! Qual o papel dos blogs? Qual a conduta de cada blog? Como cada um leva seu dia a dia?
Parece bobagem, mas o assunto realmente vem tomando grandes proporções. Os ENOBLOGS hoje atingem um grande número de pessoas. Pelo levantamento feito pelo Alexandre Frias, criador do portal Enoblogs, chegamos a aproximadamente 400.000 pessoas por mês! Este número, por si só, já é um espanto, imaginem então se considerarmos que trata-se de um público específico, todo ele interessado no delicioso mundo de baco!
Precisamos ter responsabilidade na informação que levamos a este público!
O Paulo Cesar Queiróz, do excelente blog Nosso Vinho, ressaltou muito bem que, ao falarmos de álcool, devemos sempre deixar claro que menores de 18 anos não devem beber e quem beber não deve dirigir!
O encontro aconteceu na loja Vino & Sapore do amigo blogueiro João Filipe. Loja esta por sinal que, se você ainda não conhece, não sabe o que está perdendo! Vá bater um papo com o João, o cara sabe muito!
Desde o início do Enoleigos meu objetivo é aprender cada vez mais e, claro, publicar e registrar minhas opiniões pessoais sobre os vinhos que tomo. Aos poucos fui expandindo meus horizontes. Achei muito interessante também levar um pouco mais de teoria, na forma de artigos diversos, para meus leitores. Estudo, conheço, pesquiso, escrevo e publico. Passei também a levar notícias e promoções do mundo do vinho a todos. A idéia principal é disseminar, claro que com consciência, o máximo de informação sobre a arte de baco para todos os meus leitores.
Procuro também associar o vinho a outra arte que é a fotografia. Sou um eterno apaixonado pelo lúdico mundo fotográfico e o Enoleigos acabou sendo uma oportunidade de trazer também um pouco deste meu outro lado.
Blogueiros Papeando |
Falamos de diversos assuntos. Um ponto que teve senso comum é que os Blogs são, e devem continuar sendo, totalmente independentes, com opiniões distintas ou não, sem uma associação, sindicato ou coisas do tipo. É por isso que os blogs são parceiros e não concorrentes. Quem já viu supostos “concorrentes” divulgarem e apoiarem uns aos outros? Pois os Enoblogs são assim. Aqui mesmo neste post já falei de três amigos blogueiros!
Outro ponto comum é que a opinião de cada um é única, intransferível e impagável! Diferente de outros amigos blogueiros procuro publicar, dentro de minhas limitações de tempo, tudo o que bebo. Não consigo publicar tudo, mas tento. Se gosto falo que gosto e se não gosto também falo. É claro que procuro posicionar o vinho dentro de sua faixa de preço e analisá-lo também por este prisma. Mesmo assim no Enoleigos existem alguns vinhos com nota 2 (não bebo de novo!) e com nota 3 (até bebo mas não compro novamente). Isto é liberdade de expressão. Se alguma importadora quer me enviar um vinho para que eu fale sobre o mesmo, não me oponho, mas falarei o que realmente senti naquele vinho.
Os vinhos da noite! |
Além de muitos assuntos polêmicos e, claro, muito aprendizado, um encontro de apaixonados por vinhos tinha que ser acompanhando de vinhos, quer dizer, bons vinhos! Vou contar para vocês que bebemos verdadeiros vinhaços nesta noite tão agradável. Dois vinhos se destacaram na noite. O Château Grand Bert 1982 de Bordeaux (Saint Emilion) e o Cousiño-Macul Antiguas Reservas 1999. Vocês devem ter estranhado o tamanho das garrafas, não? Pois é, o Grand Bert é uma garrafa Magnum (1.5L) e o Cousiño uma Grand Magnum (3L) também classificada como Jeroboam. Mais detalhes sobre tamanhos de garrafa aqui.
O próximo encontro, pelo que o pessoal anda falando, será na minha cidade natal, a cidade maravilhosa, o delicioso Rio de Janeiro! Será bom demais!!!
In Vino Veritas!
Gustavo Kauffman (GK)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito bem vindo!!!