segunda-feira, 16 de maio de 2011

Esporão Reserva Branco 2009

Sexta-feira santa, decidi fazer um camarãozinho e, para acompanhar, nada melhor do que este delicioso vinho da Esporão, já conhecido por muitos aqui no Brasil.

Este retorno da Série do Esporão pede também desculpas de minha parte! Os eventos do mês passado, bem como do início de Maio/2011, foram de um volume absurdo, me deixando completamente sem tempo. Retorno agora as Séries Portuguesas!

Ao falar do Esporão Reserva, entramos nos vinhos ícones da Herdade do Esporão. Vinhos mais conhecidos aqui no Brasil, com esplendoroso cuidado desde a criação do seu rótulo. Os rótulos, por sinal, foram um espetáculo a parte, me deixando realmente fascinado.

Para Portugal, um país pertencente ao “velho mundo”, os vinhos da Esporão são relativamente recentes. Somente em 1987 foi lançado o primeiro vinho Esporão, sendo considerado um dos melhores vinhos portugueses. Ganhador de diversos prémios e com distinções internacionais, este vinho é uma das grandes referências a nível mundial e nacional.

A Herdade do Esporão possuí um Terroir singular, onde a intensidade solar alentejana temperada pela brisa húmida do Atlântico, bem como os solos vulcânicos e xistosos resultam em vinhos de eleição.

Este vinho também traz o código AVIN no contra-rótulo que é o AVIN1834388288502.

Vamos então ao que eu achei deste vinho:

Visual: A garrafa é um show a parte. Esta nova linha da Esporão, como já falei anteriormente aqui no Enoleigos, possui arte assinada pela Joana Vasconcelos. São imagens lindíssimas, que valorizam por demais a garrafa. Ao abrir, como de costume, me deparei com uma rolha 100% de cortiça e personalizada para a Esporão. Na taça mostrou colocação amarelo palha com pequeninas nuances douradas.

Olfato: Elegante, mostrando balanço entre complexidade e refrescância. Nas frutas destaque para as frutas cítricas. Traz também notas de frutas brancas, maçã em especial, um pouco de floral e bem ao fundo nuances de tosta, mostrando sua passagem pela madeira mesmo sem sabermos por quanto tempo.

Paladar: Um show! O ataque das frutas na boca é delicioso. Acidez super presente, tornando este vinho um acompanhamento perfeito para peixes ou até mesmo carnes brancas grelhadas. Textura sedosa, tornando mais prazeroso o ato da degustação. Bom corpo e estrutura. Um vinho intenso e refrescante ao mesmo tempo. Final longo e persistente.

O que diz a Herdade do Esporão sobre seu vinho:

Castas: Antão Vaz / Arinto / Roupeiro

Região: Alentejo

Visual: Aspecto cristalino, cor palha.

Olfactivo: Aromas tropicais com notas citrinas envoltos na subtileza da madeira de carvalho.

Gustativo: Vinho intenso, encorpado e complexo, com final longo e fresco.

Temperatura de Consumo: 10 – 12 ºC.

Vinificação: Desengace, choque térmico, maceração pelicular, prensagem, decantação de mostos, fermentação com temperaturas controladas em cubas de inox e em barricas novas de carvalho americano e francês, com estágio sobre as borras finas.

A Wine Spectator e a Wine Advocate ainda não falaram sobre esta safra do Esporão Reserva.

Vinhaço! Gostei demais, recomendo, e a harmonização ficou um show!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...