quarta-feira, 18 de maio de 2011

Quatro vinícolas brasileiras participam do Sial Canadá em Toronto



Além de vinhos e espumantes, empresas levaram o suco de uva 100% natural para a principal feira de alimentos e bebidas do Canadá.

Vinhos, espumantes e o suco de uva colheram excelentes resultados no Salão Internacional de Alimentação e Bebidas – SIAL Canadá, realizado de 11 a 13 de maio, em Toronto. Quatro empresas – Aurora, Irmãos Molon, Miolo e Salton – do projeto Wines of Brazil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participaram do evento, assim como o suco de uva 100% natural pronto para beber, levado pelas empresas Aurora e Irmãos Molon, integrantes do Programa de Desenvolvimento Setorial do Suco de Uva (Grape Juice of Brasil), desenvolvido em parceria entre o Ibravin e o Ibraf (Instituto Brasileiro de Frutas). O estande brasileiro foi organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE/DPR), por meio do Setor de Promoção Comercial (SECOM) do Consulado Geral do Brasil em Toronto. A presença das vinícolas verde-amarelas contou ainda com o patrocínio do Sebrae.

A estreia do suco de uva 100% natural brasileiro no Sial 2011 não poderia ter sido melhor. Segundo a coordenadora do programa, Raquel Rohden, presente na feira, a aceitação do produto pelos canadenses foi excelente. “Fizemos diversos contatos para colocação do suco 100% natural, sem adição de água, açúcar nem conservantes, no Canadá”, afirma Raquel. O Canadá está entre os mercados-alvo tanto do vinho como do suco de uva brasileiros. “A participação das vinícolas brasileiras neste que é um dos maiores mercados do mundo é obrigatória”, diz Raquel, acrescentando que o consumo per capita dos canadenses chega a 14,2 litros/ano, totalizando 350 milhões de litros – 70% importado de outros países.

No ano passado, as exportações para o Canadá tiveram seu volume e valor reduzido, mas como ocorreu com a Alemanha, o preço médio por litro aumentou 57%. “A presença ininterrupta nos últimos anos no Sial tem o objetivo de consolidar e ampliar nosso mercado no Canadá”, comenta Raquel. Os representantes das empresas brasileiras ligadas aos projetos do Ibravin presentes no evento foram unânimes em reconhecer o sucesso da exposição.

Mesmo sendo um grande mercado de vinhos e fechado, controlado por monopólios estatais de compra, venda e distribuição, os vinhos brasileiros têm conquistado espaço nos últimos anos. Em setembro de 2010, foi realizado um evento de degustação, com apoio do MRE, para buscar agentes para as vinícolas e negociar a abertura de mais licitações para o vinho brasileiro. Após o evento, a Miolo fechou com dois importadores, passando a ter distribuição nas quatro principais regiões do País, Quebec, Ontario, Nova Scotia e Alberta. A vinícola aumentou de seis para 13 os seus produtos listados no monopólio canadense.

Saiba mais

O Sial é o mais prestigiado evento do setor de alimentação do Canadá e é considerado a porta de entrada para o mercado de alimentos do Nafta, abrangendo um mercado de 405 milhões de consumidores, US$ 920 bilhões de vendas no setor de alimentos e bebidas, US$ 76 bilhões de exportações de agro-alimentícos e US$ 68 bilhões de importação. O evento é direcionado exclusivamente para profissionais importadores, distribuidores, atacadistas e varejista de alimentos, assim como, restaurantes, hotéis e supermercados.

Fonte: OAJ Comunicação & Marketing

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