quarta-feira, 18 de maio de 2011

Speranza – Um pedaço de Nápoles no coração de Moema



Ontem fui conhecer a tradicional pizzaria Speranza de Moema. A história da Speranza começou na década de 50 quando a família Taralo, formada por Dona Speranza, Seo Francesco e os filhos Antonio e Giovanni embarcaram rumo ao Brasil. Traziam na bagagem verdadeiros tesouros da cozinha italiana como pizzas, molhos, carnes e massas. O primeiro restaurante surgiu no tradicional bairro do Bixiga, há exatos 53 anos atrás, no ano de 1958!

O sucesso foi imediato e, anos depois, já na década de 70, abriram a Speranza Moema, fortalecida pela participação de Ismael Cassas.

Os dois pontos continuam sendo administrados pela família, agora em sua terceira geração, sempre mantendo a mesma dedicação e os valores definidos por seus avós.

O restaurante é super acolhedor, possui espaço para atender 400 clientes, e percebe-se o cuidado em cada detalhe da casa.

Como foi minha primeira vez por lá, a sugestão foi seguir o cardápio tradicional da casa, o que recomendo para todos. Pedimos como entrada o Tortano, tradicional pão de linguiça que segue a tradicional e única receita napolitana.

Para o prato principal não podíamos pedir outra coisa que não a tradicional Pizza Margherita que, por lá, nunca é dividida com outro sabor por respeito à tradição desta pizza que foi criada em Junho de 1889, com as cores da bandeira da Itália, para que se mantenham preservados seu aroma e paladar originais. Pedimos duas pizzas de 4 pedaços, uma como estamos mais acostumados a ver aqui em São Paulo e outra que precisa ser experimentada por todos, a STG (Specialità Tradizionale Garantita), a pizza que é certificada pela AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana). Vale citar que a AVPN cita a Speranza como uma das 3 melhores pizzarias do mundo fora da Itália.


A deliciosa Margherita STG

A elaboração das pizzas STG Napoletanas pede que sejam importados alguns ingredientes italianos obrigatórios: a farinha italiana certificada e o molho italiano, exigências insubstituíveis da AVPN.

As duas pizzas estavam divinas, mas a STG é um espetáculo!

Para acompanhar pedimos o vinho que foi criado em comemoração aos 50 anos da casa. O “Speranza 50 anos” foi concebido como um vinho muito especial, a partir de uvas selecionadas de grandes safras, um corte típico de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc. Assinado pelo enólogo Lucindo Copat, um dos nomes mais significativos da enologia brasileira atual. As uvas provém da Serra Gaúcha e da Região da Campanha. Em sua elaboração o vinho amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho francês meio tostado e posteriormente passou por um período de estabilização de 6 meses em garrafa. Um vinho elegante, bastante frutado, com taninos finos, boa acidez, corpo e estrutura. Harmonizou muito bem com as pizzas.


Speranza 50 anos

Chegamos então a sobremesa e, para seguir com os tradicionais pratos da casa, a sugestão foi a Pastiera di Grano, uma torta italiana a base de ricota, grãos e frutas cristalizadas, receita exclusiva da Speranza. Uma delícia!

Preciso voltar mais vezes para continuar minhas deliciosas descobertas desta tradicional casa Italiana em São Paulo!

In Vino Veritas!

Gustavo Kauffman (GK)

Um comentário:

  1. Me deu água na boca e vontade de ir lá conferir, com certeza irei seguir as dicas...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...